Diario de Pernambuco
Busca

Patrimônio

Igreja de São José pede socorro

Publicado em: 17/03/2018 11:19 | Atualizado em: 17/03/2018 11:29

Igreja de São José está com teto desabando. Foto: Marlon Diego/Esp DP
Se no Sertão os agricultores festejam a fartura na roça, no Recife os fiéis da Igreja Matriz de São José, no Centro, não têm muito a comemorar. Interditado desde 2011, o templo erguido no século 19 pode desabar. Localizada na Rua Imperial, a igreja tem rachaduras e infiltrações e está com o telhado caindo. Por determinação da Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon), não abre mais para missas. Em 27 de julho de 2017, a matriz foi tombada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o que trouxe esperança para agilizar a restauração.

Sem condições financeiras para a reforma, a arquidiocese pediu socorro, no ano passado, à instituição católica alemã Adveniat, que contribui com projetos religiosos na América Latina. O padre Rinaldo Pereira, presidente da Comissão de Patrimônio e Cultura da arquidiocese, informou que a resposta da entidade deve chegar após a Páscoa. “Estamos apreensivos. Eles já pediram algumas documentações, esperamos receber algum recurso”, comentou. Segundo o padre, o restauro está orçado em R$ 1 milhão. “A instituição deve mandar pelo menos uma parte desse valor, que usaremos na recuperação urgente do telhado.”

Depois que o templo foi interditado, missas e batismos passaram à Igreja da Celestial da Santíssima Trindade, na Avenida Dantas Barreto. “Ficamos mais sacrificados porque, com o dinheiro dos casamentos e missas, pagávamos manutenção, água e luz”, lamentou o sacristão José Bezerra da Silva, 60 anos, dos quais 35 foram dedicados à matriz. Segundo ele, eram realizados 120 casamentos por ano. Com capacidade para 500 pessoas sentadas, o templo é o único neoclássico do Recife. Erguido em 1844, foi reformado no século seguinte, quando ganhou moisaico de Francisco Brennand na fachada.

A igreja fica no perímetro do Projeto Novo Recife e seria beneficiada com medidas mitigadoras do empreendimento. O Consórcio Novo Recife informou que os estudos complementares serão concluidos até o fim deste semestre e ainda não há data para início da obra.
TAGS: igreja | sao | jose | recife | socorro | caindo |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL