Saúde

Hospital Oswaldo Cruz disponibiliza medicação pré-exposição ao HIV

Serão atendidas por mês 22 pessoas consideradas mais vulneráveis, como trabalhadores do sexo e casais sorodiscordantes

Publicado em: 05/03/2018 11:44 | Atualizado em: 05/03/2018 13:30

Hospital Oswaldo Cruz disponibiliza medicação pré-exposição ao HIV

Já está funcionando no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), ligado à Universidade de Pernambuco (UPE), o atendimento ao público que fará uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), mais uma estratégia de prevenção contra o vírus HIV.  Serão 22 pacientes atendidos mensalmente, sendo dois por turno. Eles devem receber o primeiro atendimento e voltar com um mês para reavaliação. Depois disso, a cada três meses para uma nova avaliação. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a profilaxia deve ser voltada para populações consideradas mais vulneráveis (trabalhadores do sexo, pessoas trans, gays e outros homens que fazem sexo com homens e casais sorodiscordantes).  ação inovadora é uma parceria do Huoc com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Programa Estadual de IST/Aids, e o Ministério da Saúde (MS), que fornece a medicação para a profilaxia. 

De acordo com a médica infectologista do serviço de infectologia do Huoc, Polyana Monteiro, existem várias intervenções eficazes na prevenção do HIV, como uso de preservativo e gel lubrificante, redução de danos para usuários de drogas injetáveis e uso de antirretrovirais após exposição de risco. No entanto, novas infecções pelo HIV continuam a ocorrer.

A marcação da consulta do PrEP é feita presencialmente no ambulatório de infectologia do Oswaldo Cruz de segunda a quinta-feira. Já a distribuição da medicação, gratuita e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, será realizada na farmácia ambulatorial do hospital, de segunda a sexta, das 8h às 16h, apenas para os pacientes em acompanhamento. Mais informações pelo telefone (81) 3184-1344.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL