Diario de Pernambuco
Busca

Diario Urbano

Colônia Penal Feminina do Recife prova que é possível humanizar as prisões

A Bom Pastor foi destaque entre as unidades brasileiras com boas práticas e atendimento à mulher concedido pelo Conselho Nacional de Justiça

Publicado em: 23/03/2018 09:00

O relatório do CNJ, visitou 24 unidades prisionais femininas no país e afirma ter sido na colônia recifense onde encontrou "mais médicos do que enfermeiras". Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press

Em meio às más notícias do sistema prisional no estado, a inclusão da Colônia Penal Feminina do Recife, a Bom Pastor, nos destaques de unidades brasileiras com boas práticas e atendimento à mulher comprova a viabilidade de se humanizar as prisões. De arrancar delas o estigma de depósito de gente. O destaque concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é reconhecimento à estrutura de saúde para as detentas e os seus bebês. No relatório, o CNJ, que visitou 24 unidades prisionais femininas no país, afirma ter sido na colônia recifense onde encontrou “mais médicos do que enfermeiras”, frisando que as grávidas e as lactantes ficam em área separada e adaptada, com ar condicionado, brinquedoteca, fisioterapia e psiquiatria. Em síntese, proteção garantida por lei às grávidas e às crianças, afastando-os de celas insalubres, sobretudo pela superlotação. Na época do levantamento do CNJ, de 25 de janeiro a 5 de março deste ano, a colônia  contava 16 gestantes e lactantes e 7 crianças. Sinais de que a vida segue mesmo nas prisões e de que bons tratos são indispensáveis à ressocialização.

Outdoor ecológico
As placas se multiplicaram na castanholeira da Praia de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes. São mais de dez nos galhos e no tronco da árvore. Desde anúncios de conserto de eletrodomésticos  à oferta de serviços de limpeza.

Papa-bagulho
A calçada da Rua do Veiga, nas proximidades da Rua Afonso Costa, em Santo Amaro, vem sendo chamada de papa-metralha. Melhor seria papa-bagulho, pois despejam restos de construção, de alimentos, de móveis e de eletrodomésticos.

Lataria desbotada
De tanto tempo abandonado na Rua do Veiga, perto da Praça Vereador Carlos Duarte,  um Voyage, sem placas, está desbotando. O cinza da lataria se mistura ao marrom da ferrugem e das fissuras e à folhagem amarela caída das árvores.

Ortografia perfeita
Um vendedor de biscoitos era a sensação, na manhã de ontem, na Estação Recife do metrô. Anunciava produtos de chocolate dizendo serem gostosos. “Gostosos com G. G de jacaré, de jambre (jambo) e de Garanhuns”, repetia.

Em diligências
Ao menos em Jaboatão, os oficiais de Justiça ficarão livres das línguas que o acusavam de estacionar em qualquer lugar. O prefeito Anderson Ferreira regulamentou ontem decreto permitindo que estacionem os veículos em locais de diligência.

Atraso na reforma
Os locatários não se queixam da limpeza do Mercado Público de Camaragibe, Teve mutirão recente.  A reclamação é quanto à reforma prometida pelo município. A conclusão seria em seis meses e já se passou mais de um ano.

Banheiro público
Dois cheiros se alternam no entorno do Mercado da Boa Vista. O de ruas limpas da segunda à quinta-feira. A partir do fim da tarde de hoje, segundo moradores, prevalece o de urina. Frequentadores do mercado fazem as calçadas de sanitário.

Consulta gratuita
Donos de animais da Zona Norte do Recife poderão vacinar e fazer consultas gratuitas para cães e gatos, amanhã, no Alto José do Pinho. O atendimento será das 9h às 12h, na Escola Estadual Dona Maria Tereza Corrêa. É o mutirão veterinário da prefeitura.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL