SISTEMA PRISIONAL

Colônia Penal Feminina do Recife é considerada modelo no Brasil pelo CNJ

A pesquisa levou em consideração as boas práticas e atendimento à mulher

Publicado em: 22/03/2018 17:17 | Atualizado em: 22/03/2018 17:23

Foto: Reprodução/Google


O portal do Conselho Nacional de Justiça publicou nesta quinta-feira (22) uma pesquisa em que coloca a Colônia Penal Feminina do Recife, mais conhecida como Bom Pastor, como uma das quatro unidades prisionais femininas do país tida como modelo. A pesquisa levou em consideração as boas práticas e atendimento à mulher. A unidade é referência nacional no tratamento a mães presas. 

Foto: Divulgação/Seres


No dia 23 de fevereiro, a juíza auxiliar da presidência do Conselho, Andremara dos Santos, realizou uma vistoria na unidade, onde conferiu as instalações do berçário, setores de saúde e psicossocial e alojamento das mães e gestantes. Na ocasião, havia 16 lactantes e gestantes e sete crianças. A magistrada conversou com as mulheres e levantou informações acerca da saúde, segurança e ações de humanização. Alguns dos pontos positivos levados em consideração foram o berçário climatizado e a unidade básica de saúde.  

Além do Bom Pastor, três estabelecimentos penais femininos, do total de 24 visitados no país, se destacam: Unidade Materno Infantil (RJ), Penitenciária Feminina de Cariacica (ES) e Presídio Feminino Santa Luzia (AL). O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico conta que esse reconhecimento é o fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido com muito esforço pelo Governo de Pernambuco. "O preso só tem restrito o direito à liberdade. O direito à dignidade humana é de todos". 
 
*Com informações da Ascom Seres 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL