Trânsito

Rua Real da Torre exige mais paciência dos motoristas

Para muitos condutores, as mudanças feitas pela CTTU em janeiro deste ano na Ilha do Retiro refletiram na rua, que ficou mais engarrafada

Publicado em: 23/02/2018 07:26 | Atualizado em: 23/02/2018 08:38

O engarrafamento é principalmente até o cruzamento com a Rua José Osório. Foto: Marlon Diego/Esp DP

A Rua Real da Torre, que liga os bairros da Torre e Madalena, na Zona Oeste do Recife, representa um pesadelo na vida de motoristas que precisam passar pela via para se deslocar diariamente. Para muitos condutores, as mudanças feitas pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) em janeiro deste ano no trânsito da Ilha do Retiro refletiram na rua, que ficou mais engarrafada. No horário de pico da manhã, principalmente das 7h às 8h30, a velocidade média na via chega a 5 km por hora, e os veículos percorrem a via de 2,5 km em aproximadamente 40 minutos nas horas do rush.

Nos períodos de fluxo normal - quando não estão acontecendo as férias escolares - a rua chega a receber 39 mil veículos. Enfileirados, eles correspondem à distância entre Recife e Toritama, cidade do Agreste pernambucano a 171 km da capital. “Passo todos os dias pela rua e, infelizmente, não tenho como evitá-la, pois ela faz parte do meu trajeto entre a Tamarineira e o Prado. O engarrafamento é principalmente até o cruzamento com a (Rua) José Osório”, afirmou o comerciante Márcio Cavalcanti, 48.

O aposentado João Clementino, 57, também passa pela Real da Torre diariamente e critica a programação dos semáforos da via. “O tempo é curto e não há sincronia em alguns horários”, disse.

A Faixa Azul implantada em 2015 aumentou a velocidade média dos ônibus em 25%. São 10 linhas que levam 52 mil pessoas por dia. Procurada pelo Diario, a CTTU respondeu que a manutenção da Faixa Azul da Real da Torre está programada para setembro deste ano. Em relação a outras questões, o órgão informou que não há previsão para implantação de projeto na rua, “porém, como em toda via onde há Faixa Azul, existe um trabalho de monitoramento diário.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL