Chuvas

Mais de 100 famílias desabrigadas após inundação do Rio Una, na Mata Sul

Apac emitiu alerta indicando o nível do Rio Una acima da cota de inundação. Codecipe orienta evitar áreas próximas das margens do rio e de zonas de barreiras

Publicado em: 19/02/2018 07:28 | Atualizado em: 19/02/2018 10:01

O índice pluviométrico da Apac marcou 95 mm de chuvas em Barreiros. Foto: Cortesia/Whatsapp (Foto: Cortesia/Whatsapp)
O índice pluviométrico da Apac marcou 95 mm de chuvas em Barreiros. Foto: Cortesia/Whatsapp (Foto: Cortesia/Whatsapp)


Moradores da cidade de Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco, testemunharam, nesse domingo (18), alguns pontos de inundação com a subida do nível do Rio Una que corta a cidade. Mais de 100 famílias estão desalojadas e desabrigadas diante da situação registrada no município. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), a chuva do sábado para o domingo elevou o volume do rio. Também coincidiu com a maré alta em Barreiros, gerando inundações. Não demorou para os moradores registrarem imagens nas redes sociais com receio de uma nova enchente. 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, ontem, um alerta indicando o nível do Rio Una acima da cota de inundação, sinalizando para os riscos de enchente, justamente devido às fortes chuvas das 24 horas anteriores. “Devido ao evento meteorológico que está ocorrendo, deve ser considerada a possibilidade de alagamentos oriundos de extravasamentos de canais ou córregos”, destaca o informe. O índice pluviométrico da Apac marcou 95 mm de chuvas em Barreiros.

A Codecipe orienta evitar áreas próximas das margens do rio e de zonas de barreiras. As equipes permanecerão no local até que a situação se normalize. Ainda ontem, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) suspendeu, por 24h, o abastecimento da água na cidade, evitando que a situação se agravasse.

Em maio de 2017, o nível do rio subiu e atingiu casas deixando vários desabrigados. Devido a situação, o governo de Pernambuco decretou estado de calamidade em 14 municípios. Em 2010, outra enchente causou estragos na Mata Sul, destruindo uma das pontes principais de Barreiros, a de Baeté. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL