VIOLÊNCIA

Índices de assassinatos e crimes contra o patrimônio caem em janeiro

Números da violência foram divulgados nesta sexta pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

Publicado em: 16/02/2018 20:48

A Secretaria de Defesa Social divulgou, nesta sexta-feira, os índices de violência no estado referentes ao mês de janeiro. No primeiro mês do ano, foram notificados 448 assassinatos, sendo 58 no Recife, 158 na Região Metropolitana e 232 no interior. Os Crimes Violentos contra o Patrimônio, que incluem assaltos e furtos a transeuntes, ônibus, bancos etc, somaram 8.258 casos. As estatísticas mostram redução em relação aos números do mesmo período do ano passado, quando foram registrados 479 homicídios e 11.407 crimes contra o patrimônio.

Segundo a SDS, a redução na violência patrimonial alcançou a marca de 29,94%. "O declínio foi especialmente verificado em algumas modalidades de CVPs, a exemplo dos assaltos a ônibus, investidas a instituições financeiras e roubos de celulares", comemorou a SDS através de nota divulgada no site.

Entre os 31 municípios de Pernambuco com mais de 50 mil habitantes, 15 tiveram uma redução de mais de 30% nos CVPs em janeiro de 2018, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Arcoverde, no Sertão, foi o que apresentou o melhor resultado, caindo de 44 para 16 crimes registrados. Pesqueira, no Agreste, foi o segundo que mais reduziu os CVPs no período, de 73 para 27 casos. Em terceiro, vem Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, que diminuiu de 29 para 13.

"Não comemoramos porque os números ainda são altos, mas cada CVP a menos significa muito, pois representa uma pessoa poupada do encontro com a violência. Nosso trabalho tem concentrado esforços no combate e prevenção a esse tipo de crime, com policiamento ostensivo aliado às ações de cidadania que a SDS desenvolve em diversos bairros, por meio do projeto Comunidade Segura", avaliou o secretário Antônio de Pádua.  

ROUBOS A ÔNIBUS
De acordo com o balanço, foram 58 assaltos a ônibus ocorridos em janeiro de 2018, contra 199 em janeiro de 2017, o que significa uma redução de 70,85%.

ROUBOS A BANCO
As investidas contra as instituições financeiras (incluindo agências bancárias, caixas eletrônicos e carros-fortes) caíram 33% no comparativo de janeiro de 2018 com janeiro de 2017. No primeiro mês deste ano, foram consumados oito roubos e furtos, contra 12 em janeiro do ano passado. A maior queda foi registrada nos furtos a caixas eletrônicos (cinco em 2017 contra um em 2018).

ROUBOS DE CELULARES
Segundo as estatísticas, 25,37% menos roubos e furtos de celulares aconteceram em janeiro. Foram 4.897 subtrações desses aparelhos, contra 6.562 no mesmo mês do ano passado. O programa Alerta Celular, lançado pela SDS em 2017, conseguiu recuperar e devolver aos verdadeiros donos 178 aparelhos levados de forma criminosa em janeiro. Desde a implantação, o sistema ajudou a recuperar 1,2 mil telefones celulares.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL