Violência urbana

Doze suspeitos de arrombar quiosques na Avenida Boa Viagem são detidos

Nove adolescentes e três adultos teriam participado da ação e foram encontrados com apraelho de TV, câmera de segurança e bebidas alcoólicas

Publicado em: 25/02/2018 16:09 | Atualizado em: 25/02/2018 17:10

Protesto de barraqueiros em 2014 por conta dos constantes furtos em quiosques da Avenida Boa Viagem. Crédito: Wagner Oliveira/DP

Dez adolescentes e dois adultos foram apreendidos como suspeitos de arrombar dois quiosques na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na madrugada deste domingo. Segundo a Polícia Civil, as ações foram realizadas de forma separada, entre as 3h e as 4h, e visavam o furto de mercadorias e eletrodomésticos.

Os crimes foram identificados por câmeras de monitoramento da Central de Operações da Polícia Militar e o 19° Batalhão da PM, que atende a Zona Sul do Recife, foi acionado para a ocorrência. No quiosque 13, perto do terceiro jardim de Boa Viagem, os policiais encontraram um adulto e dois menores levando comidas e bebidas do local. Já no quiosque 17, nas proximidades da Padaria Boa Viagem, nove adolescentes e um adulto foram detidos com bebidas, uma TV de 42 polegadas e uma câmera de segurança.

Todos os suspeitos foram encaminhados para o plantão do Departamento de Polícia da Criança e Adolescente (DPCA), no bairro da Boa Vista. Os adolescentes envolvidos foram liberados e os dois adultos foram encaminhados para audiências de custódia, acusados de furto qualificado por arrombamento e corrupção de menores.

O arrombamento de quiosques é um problema recorrente na Avenida Boa Viagem. No total, há 61 deles em toda a orla da Praia de Boa Viagem que tem 7 km de extensão. No blog Segurança Pública, assinado pelo repórter do Diario Wagner Oliveira, as queixas dos barraqueiros remontam a 2012 e 2014, e a técnica do furto é sempre a mesma: grupos chegam tarde da noite ou de madrugada para abrir o local e retirar pertences.

Em novembro de 2017, houve outra onda de arrombamentos nos quiosques. Oito deles foram invadidos e tiveram seus pertences levados. Essa situação e a depredação e furto de equipamentos da Academia da Cidade localizada no 2° Jardim da Avenida Boa Viagem levaram os comerciantes, na época, a colocar lonas pretas na praia como forma de protesto.

Além da falta de segurança para quem trabalha na orla, alguns dos equipamentos esportivos também sofrem com a falta de manutenção. É o caso das quadras de tênis da Avenida Boa Viagem, tomadas pela ferrugem. "Quem fez a obra poderia ter colocado um material melhor", defende o jogador amador Elifas Levi.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL