Balanço

Carnaval: Detran autua 462 motoristas. Quarenta se recusaram a soprar o bafômetro

Sete condutores foram multados e 29 veículos removidos para o depósito do órgão

Publicado em: 15/02/2018 14:18 | Atualizado em: 15/02/2018 14:45

Carnaval: Detran autua 462 motoristas. Quarenta se recusaram a soprar o bafômetro. Foto: Detran/ Divulgação
O Departamento Estadual de Trânsito e Transportes (Detran) apresentou nesta quinta-feira o balanço das operações realizadas durante o carnaval. No Recife e Região Metropolitana, o principal foco de atuação foram as áreas próximas aos polos de festa. De 9 a 14 de fevereiro, as Operações Rota de Fuga (ORF) e Trânsito Seguro (OTS) abordaram 1.866 veículos e autuou 462 deles. Quarenta motoristas se recusaram a fazer o teste de alcoolemia, sete condutores foram autuados no etilômetro e 29 veículos foram removidos para o depósito do órgão.

Outro foco da ação, desenvolvida pela Diretoria de Engenharia e Fiscalização do Trânsito, foram as infrações de uso do celular ao volante e falta de uso do cinto de segurança, inclusive no banco traseiro. Quem comete essas infrações corre o mesmo risco de acidente que aqueles que misturam álcool e direção.

Técnicos da Coordenadoria de Educação de Trânsito, sempre acompanhados da Turma do Fom-Fom, estiveram nos bares do Recife Antigo durante o Carnaval com bafômetros descartáveis e óculos que simulam o estado de embriaguez, abordando os foliões e alertando sobre os riscos de beber e dirigir.

As pessoas que participaram da simulação ganharam um jogo de descanso de copo com mensagens de alerta sobre os riscos de beber e dirigir, e os amigos da vez receberam medalha. No Galo da Madrugada e no Papangus de Bezerros foram distribuídas viseiras com os dizeres "Se e beber, não dirija".

As cidades de Bezerros, Gravatá e Caruaru também receberam agentes de trânsito. A ação contou com 150 agentes distribuídos em um regime de escala em vinte viaturas, dez motocicletas, onze caminhões guinchos e dois veículos de leitura de placas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL