Animais

Recife agora tem um Castramóvel para atender cachorros e gatos

ONG Socorro Animal promoveu lançamento do ônibus adaptado com recepção, consultório e sala de cirurgia

Publicado em: 08/01/2018 07:48 | Atualizado em: 08/01/2018 08:28

Foto: Reprodução/Facebook
A organização não governamental (ONG) Socorro Animal promoveu, no domingo, o lançamento do que foi anunciado como "primeiro Castramóvel do Recife", um ônibus adaptado para funcionar como recepção, triagem e consultório, além de dispor de sala de cirurgia e ambiente para pós-operatório. Segundo a ONG, o veículo vai circular pela Região Metropolitana do Recife, onde a ação pioneira e efetiva começou e foi ampliada pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e funciona como serviço público. Embora apresentado no Segundo Jardim de Boa Viagem, o Castramóvel ainda não tem previsão de início da operação.

Foto: Facebook/Reprodução
Ex-presidente da ONG Socorro Animal até o ano passado, o vereador Rinaldo Jorge da Cruz (PPS), 48 anos, fez a apresentação do Castramóvel pouco depois de informar que faltam algumas licenças para o funcionamento. Segundo ele, já foram solicitadas as licenças da Vigilância Sanitária do Recife e a do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMVPE).

"Um Castramóvel é extremamente importante", disse Goreti Queiroz, do Movimento de Defesa Animal de Pernambuco (MDA-PE) e da Federação das Associações e ONGs de Defesa Animal de Pernambuco (FAOS). Presidenta da Agência Nacional dos Direitos Animais (Anda), Silvana Andrade, 53, concorda, mas faz ressalvas. "É preciso que a iniciativa tenha um bom planejamento para que contemple as necessidades dos animais do Recife e, pra isso, que tenha sido previamente identificada a demanda, escolhida muito bem a equipe e utilizados materiais e equipamentos de ponta pra diminuir o risco inerente em qualquer cirurgia”, disse.

Foto: Facebook/Reprodução
Na tarde de domingo, a ONG não tinha dados da perspectiva de demanda e dos custos que envolverão a operação do Castramóvel. Fundador da ONG, Ricardo Cruz disse que a aquisição e adaptação do veículo foi viabilizada por um empréstimo cujo valor não revelou sob argumento de que ocorreu por "uma iniciativa voluntária". Sobre a demanda e os custos de operacionalização, disse que não trabalhava com esses números e se limitou a afirmar que serão bancados por "doações" também não especificadas.

Segundo informe divulgado pela ONG Socorro Animal, apesar do nome, o Castramóvel não se limitaria a realizar a castração de animais. Além dos procedimentos de esterilização, serão oferecidas consultas clínicas para animais de famílias carentes, tudo sem custo por médicos veterinários e voluntários.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL