Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CIDADANIA

Projeto Ideia oferece vagas para cursos gratuitos em 16 municípios

Há oportunidades para cursos de moda, gastronomia, jardinagem e até maquiagem

Publicado em: 10/01/2018 19:59

O Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e do Autônomo (Ideia), desenvolvido pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco, está com vagas abertas para cursos gratuitos em 16 municípios do estado. Os cursos são dos mais variados temas, incluindo moda, gastronomia e jardinagem.

Na área de cuidados com a beleza, há três opções de cursos: Make & Hair para Eventos e Festas nos municípios de Afogados da Ingazeira e Salgueiro; Design de Mechas em Serra Talhada, Belo Jardim e Arcoverde e Corte de Cabelo e Escova na cidade de Floresta. Já quem gosta de moda pode aprender sobre Vitrinismo no Cabo de Santo Agostinho e Toritama.

Quando o assunto é gastronomia, em Garanhuns e Limoeiro, haverá uma turma de Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet. Já em Ouricuri e Carpina os alunos aprenderão a planejar um negócio de Doces e Salgados para Festas. Em Lagoa Grande, o curso será Preparo de Doces e Licores. E em Paudalho haverá uma turma de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.

Em Gravatá, o curso Técnicas Básicas de Jardinagem promete movimentar o espaço público. Isso porque a aula prática será em um dos points da cidade, o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, que será devolvido à população mais bem cuidado depois do trabalho que os alunos realizarão no local com atividades para compreender sobre o plantio e cuidados com as plantas, flores e horta. Em Petrolina, os alunos também mexerão com flores dessa vez no curso de Montagem de Arranjos Florais.

PROJETO IDEIA
A iniciativa tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, gerando oportunidades para os Empreendedores Autônomos, Potenciais Empresários, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e EPP (Empresa de Pequeno Porte). As aulas serão ministradas em parceria com o Senac e desenvolverão conhecimentos específicos com método de ensino prático focado na realidade do mercado e das empresas, a partir de estudos de caso e atividades práticas. Além das atividades práticas, os participantes são beneficiados com uma palestra sobre Empreendedorismo, Lei Geral do MEI, Atendimento ao Cliente e Educação Financeira, ministrada por um dos técnicos da Sempetq. O evento acontece durante a entrega dos certificados aos concluintes.

Confira a relação de cursos por município

Cabo de Santo Agostinho – Vitrinismo – Manhã
Gravatá – Técnicas Básicas para Jardinagem – Manhã
Afogados da Ingazeira – Make & Hair para Eventos e Festas – Noite
Serra Talhada – Design de Mechas – Tarde
Belo Jardim – Design de Mechas – Tarde
Garanhuns – Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet – Tarde
Floresta – Corte de Cabelo e Escova – Noite
Arcoverde – Design de Mechas – Noite
Salgueiro – Make & Hair para Eventos e Festas – Noite
Ouricuri – Doces e Salgados para Festas – Tarde
Toritama – Vitrinismo – Noite
Petrolina – Montagem de Arranjos Florais – a definir
Lagoa Grande – Preparo de Doces e Licores – a definir
Limoeiro - Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet – a definir
Carpina - Doces e Salgados para Festas – a definir
Paudalho – Boas Práticas na Manipulação de Alimentos - a definir
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Músico vence limitações do distanciamento social oferecendo shows particulares por encomenda
Destaques da semana: caso Miguel, Decotelli fora do MEC e retorno do Campeonato Pernambucano vetado
Inscrições para o Vestibular 2020.2 da Unicap vão até 15 de julho
Um mês sem Miguel : tudo que fazia era por ele, diz Mirtes
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco