Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SAÚDE

Médicos do Recife fazem paralisação na próxima semana em protesto

Só serão mantidos os atendimentos em emergências, urgências e maternidades da rede municipal

Publicado em: 04/01/2018 17:00

Os médicos da rede municipal do Recife voltarão a paralisar as atividades na próxima semana. A classe cruza os braços de segunda a quinta-feira para denunciar a insegurança nas unidades, escalas incompletas, estruturas precárias, falta de medicamentos e insumos básicos e ausência de recomposição das perdas salariais. De acordo com a categoria, a mobilização, articulada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco, não afeta os atendimentos de urgência e emergência (que serão mantidos). A ação pretende chamar a atenção para os problemas já expostos para a gestão pública.

Serão suspensos os serviços eletivos, atendimentos ambulatoriais, os Postos de Saúde da Família e Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O funcionamento será normal nos setores de urgência, emergência e maternidade.

O presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Tadeu Calheiros, lamenta a demora por uma resposta eficaz da Prefeitura do Recife. “Há quase um ano que estamos tentando negociar com a gestão da cidade, mas apesar de haver diálogo, falta uma proposta efetiva e justa. Infelizmente, a possibilidade da categoria entrar em greve por tempo indeterminado é cada vez mais real”, lamenta Tadeu.

PROGRAMAÇÃO
No primeiro dia de paralisação, acontecerá a Ação de Saúde e Cidadania no Parque Treze de Maio, área central do Recife. Profissionais da área estarão realizando atendimento de saúde gratuito à população, como aferição de pressão e glicose, das 9h às 14h. A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da categoria, marcada para a sexta-feira (12), na sede da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), encerra a semana de paralisação dos médicos. No encontro, serão discutidas as novas ações do movimento.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Quem é Júlio Lancellotti, o padre antissistema que dá esperança aos pobres
Grupo Diario de Pernambuco