EDUCAÇÃO

Estudantes embarcam para os Estados Unidos pelo Programa Ganhe o Mundo

Outros 1044 alunos vão para nove países diferentes ainda neste semestre - Colômbia, Canadá, Alemanha, Espanha, Argentina, Chile, Nova Zelândia e Austrália

Publicado em: 05/01/2018 11:59 | Atualizado em: 05/01/2018 12:32

A seleção dos alunos que vão viajar no segundo semestre já começou. Foto: Peu Ricardo/DP
Diretamente em Belém de Maria, o Programa Ganhe o Mundo aportou duas vezes no  mesmo lugar. Através da edição de 2018, oferecida pelo Governo do Estado, o estudante Anthony Carther, de 16 anos, embarcou ontem de manhã para a cidade de Waco, no Texas, Estados Unidos. A nova experiência conta com um estímulo a mais, já que o irmão mais velho, Ataíde César, de 18 anos, conheceu o Chile há três anos pelo mesmo programa. Anthony faz parte do grupo de 41 alunos distribuídos em 18 estados diferentes dos Estados Unidos para passar os primeiros seis meses do ano.

Outros 1044 alunos vão para nove países diferentes ainda neste semestre - Colômbia, Canadá, Alemanha, Espanha, Argentina, Chile, Nova Zelândia e Austrália. O governador Paulo Câmara explica que enviar o primeiro grupo é uma porta determinante para os que aguardam a data de embarque e para os que sonham ir um dia. “Esses alunos são a prova que o esforço, dedicação e estudo podem transformar vidas e fazer alcançar sonhos. É um programa exitoso que dialoga com o que a gente quer: melhorar a educação pública de Pernambuco”, afirma.

Vindos da pequena cidade de 12 mil habitantes, os pais de Anthony e Ataíde fazem questão de acompanhar cada etapa da viagem. Questionados se já tinham imaginado ver alguém da família indo para o exterior, a resposta é imediata e coletiva: “Nunca”. “É uma experiência transformadora que não teríamos condições de proporcionar para nenhum dos dois”, acrescenta a mãe, Cristiane Ferreira.

A ida de Ataíde ao Chile motivou o irmão mais novo que se dedicou para ser aprovado na seleção e ter a mesma oportunidade - uma resposta ao objetivo principal do Programa Ganhe o Mundo. “Agora que consegui, vou realizar meu sonho de conhecer o exterior. Ele (o irmão) sempre diz para aproveitar porque é pouco tempo e passa rápido demais”, afirma.

A seleção dos alunos que vão viajar no segundo semestre já começou. “Todo ano oferecemos 25 mil vagas para os estudantes que estão no primeiro ano e começam a assistir aulas de inglês, espanhol e alemão. Desse grupo, selecionamos mais de mil para participar do programa”, explica o secretário de educação Fred Amancio. 

Para quem participa, o Governo do Estado paga uma taxa para as escolas receberem os estudantes, uma ajuda de custo para as famílias que os hospedam e uma mesada de R$ 719 (equivalente a US$ 219) para que eles possam interagir em situações de lazer. “Me adaptar e enfrentar a saudade de casa vão ser meus maiores desafios. A expectativa pra conhecer minha família é muito grande. Já entrei em contato com eles, são ótimos”, encerra Anthony finalizando o check-in.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL