Mobilidade

Entenda as mudanças no trânsito da Agamenon Magalhães

Via perimetral receberá intervenções para beneficiar o transporte público em 2018. O principal será a implantação da Faixa Azul, no segundo semestre

Publicado em: 15/01/2018 07:28 | Atualizado em: 15/01/2018 08:14

Pela avenida passam, diariamente, cerca de 100 mil veículos de 554 ônibus. Foto: Gabriel Melo/Esp DP.
Aos 43 anos, a Avenida Agamenon Magalhães, principal corredor de tráfego do Recife, receberá suas primeiras intervenções para beneficiar o transporte público, com a implantação da Faixa Azul e mudanças viárias no entorno. A via, por onde passam 100 mil veículos por dia, já foi alvo de três projetos, na última década, que não saíram do papel. 

Em 2008, o urbanista Jaime Lerner elaborou projeto de acesso exclusivo a ônibus sobre o canal, mas a ideia foi rechaçada por ambientalistas. Em 2012, o estado apresentou proposta de quatro viadutos cortando os principais cruzamentos, para dar mais celeridade aos ônibus, mas o desenho foi criticado. Em 2015, apostava-se em um único ramal do corredor Norte/Norte Sul pela avenida, em faixa contínua ao lado do canal, mas isso também não avançou. 

Dessa vez, a Autarquia de Trânsito e Transporte Público (CTTU) pretende implantar uma ideia menos robusta, mas que pode melhorar a velocidade dos ônibus. A Faixa Azul está entre as prioridades de 2018 e deve chegar no segundo semestre. A via faz parte faz parte do itinerário de 50 linhas de coletivos. Por ela passam diariamente 546 ônibus, com 284 mil passageiros por dia. 

Antes de implantar a Faixa Azul, a CTTU apontou a necessidade de fazer mudanças na circulação do entorno das áreas que se comunicam com a avenida. “Foram feitos estudos e simulações que apontaram a necessidade de intervenções na circulação de cinco trechos antes de implantar a faixa para ônibus”, explicou a presidente da CTTU, Taciana Feitosa. Haverá mudanças no Derby, Ilha do Leite, Ilha do Retiro, viaduto da João de Barros e Paissandu. 

"Já estão sendo feitas alterações na circulação no entorno da Ilha do Leite e Ilha do Retiro, que ficarão prontas entre janeiro e fevereiro, a partir de um parceria com a construtora Rio Ave. E as outras intervenções nós esperamos concluir até julho para em seguida implantar a Faixa Azul", explicou o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga. 

PEDESTRES
Além do transporte público, o pedestre também receberá atenção nas mudanças que serão feitas na Agamenon. A avenida que tem 7km e oito cruzamentos. A via tem 12 faixas de rolamentos e a distância entre os pontos de travessia é a maior dificuldade dos pedestres. "Quando um sinal fecha, o outro abre. A gente aproveita um curto intervalo e corre", contou Gleiciane Nascimento, 26 anos, que correu no cruzamento da Joaquim Nabuco com o filho de um ano e meio. 

Outra opção do pedestre é fazer o caminho da faixa de pedestre. Ao todo são cinco faixas. “A gente anda mais e perde muito tempo. Prefiro arriscar correndo”, revelou a estudante Paloma Natasha, 24 anos. “Nós vamos implantar pequenas ilhas de segurança para o pedestre nos cruzamentos para reduzir a distância nas travessias e uma passarela de pedestres nas imediações do Hospital Português”, revelou Taciana Ferreira.
 
>>ENTENDA

As principais mudanças na circulação:

Ilha do Retiro: 
- Eliminação das rotatórias do Túnel Chico Science, promovendo o ordenamento do fluxo e melhoria da circulação, especialmente na Rua Benfica
- Implantação de binários entre a Benfica e a Beira Rio e as ruas Professor Benedito Monteiro, José Múcio Monteiro e Prefeito Lima Castro 

Ilha do Leite:
- Implantação de binário entre as Rua Estado do Israel com a Rua Frei Matias Teves, nos trechos entre as ruas Francisco Alves e General Joaquim Inácio
- A Estrada do Israel, que é mão dupla, vai passar a ser mão única, no sentido General Joaquim Inácio. Já a Rua Frei Matias Teves, terá o sentido invertido, dando acesso a Rua Francisco Alves
- A Rua Antônio Gomes de Freitas passará a ser mão única no sentido Praça Miguel de Cervantes, compondo a rotatória do binário.

Derby
- Abertura de canteiro no final da Rua Benfica para permitir mais uma opção de rota para quem for se dirigir aos bairros da Torre e das Graças, sem a necessidade de seguir pela Praça do Derby

Viaduto da João de Barros 
- Implantação de um binário da Rua Santo Elias com a Rua Amélia, que irá repercutir no Viaduto da João de Barros e na Agamenon

Perfil da Agamenon
7 km de extensão
8 cruzamentos
11 pontilhões
40 semáforos
50 linhas de ônibus
546 ônibus
284 mil passageiros por dia
4 mil viagens de ônibus por dia
Fonte: CTTU 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL