Folia de Momo

Carnaval do Recife terá 43 polos e decoração inspirada em obras de cartunistas

Detalhes da festa foram anunciados nesta terça-feira pela Prefeitura do Recife. Obras de três profissionais do Diario servirão de inspiração

Publicado em: 09/01/2018 17:15 | Atualizado em: 10/01/2018 07:55

Detalhes da festa foram apresentados nesta terça no Paço do Frevo. Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR/Divulgação.
Os pernambucanos e os turistas que optarem por brincar o carnaval no Recife não voltarão para casa sem aproveitar a diversidade cultural oferecida durante a folia de Momo. A festa, considerada uma das maiores do Brasil realizada na rua, contará com 43 polos espalhados por toda a capital. Os detalhes da comemoração foram anunciados nesta terça-feira pela Prefeitura do Recife. De acordo com o poder municipal, a festa que começa hoje  terminará no dia 13 de fevereiro, terá mais de duas mil apresentações, sendo 99% dos artistas pernambucanos. O investimento para o carnaval recifense será de R$ 26 milhões, sendo R$ 7 milhões da iniciativa privada. A decoração das ruas do Bairro do Recife será inspirada na obra de nove cartunistas, sendo três deles (Samuca, Greg e Flavão), do Diario de Pernambuco. Este ano, a folia vai homenagear os cantores Jota Michiles e Nena Queiroga.

Os outros cartunistas que tiveram suas obras como inspiração para a decoração do carnaval 2018 são Clériston, João Lin, Ronaldo, Lailson e Ana Blue. A cidade será decorada com painéis inspirados nas obras de todos os cartunistas. A assinatura é do arquiteto Carlos Augusto Lira, responsável por esse trabalho há 17 anos. Nas pontes que dão acesso ao Bairro do Recife haverá painéis com os rostos de Jota Michiles e Nena Queiroga. Ainda no Bairro do Recife será realizada a ação De cara na folia, que montará estações de caricaturas ao vivo para distribuí-las com os foliões e turistas.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio falou sobre a essência do carnaval de rua do Recife. “Estamos fazendo mais um grande carnaval. A decoração será feita com base no trabalho dos cartunistas, que é mais uma arte se apresentando no nosso carnaval. A cidade já está em clima de carnaval”, afirmou. Também participaram da coletiva a primeira dama do Recife, Cristina Mello, a secretária de Cultura do Recife, Lêda Alves, a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Villaça, o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha e o secretário de Turismo Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

O presidente da Fundação de Cultura do Recife, Diego Rocha, anunciou o lançamento do edital do Concurso de Frevo do Recife, que será publicado no dia 7 de fevereiro e contemplará artistas em cinco categorias diferentes. “Os vencedores vão para o carnaval do ano que vem, de 2019. E a gente vai retomar esse concurso, que é o espaço onde os novos artistas e compositores aparecem e o concurso permite isso acontecer”, explicou Diego. Os foliões mirins também poderão cair na folia nos cinco polos que serão montados pela prefeitura. A festa para a criançada acontecerá no polo Paço Alfândega e nos parques Dona Lindu, Santana, Jaqueira e Macaxeira.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL