° / °

Vida Urbana
ACIDENTE

Morre no HR terceira vítima de explosão de botijão de gás em Jaboatão

Maria Betânia Balbino, de 24 anos, faleceu de consequências das queimaduras por volta das 0h deste sábado. Duas crianças também morreram por decorrências do mesmo acidente, que ocorreu no sábado (18)

Publicado: 02/12/2017 às 11:48

Foto: Blenda Souto Maior/DP/Arquivo/

Foto: Blenda Souto Maior/DP/Arquivo/

Foto: Blenda Souto Maior/DP/Arquivo
Faleceu mais uma vítima da explosão de gás que aconteceu no sábado (18), no município de Jaboatão dos Guararapes. Maria Betânia da Silva Babino, de 24 anos, morreu no Hospital da Restauração (HR), no Derby, às 0h02 deste sábado. De acordo com a assessoria de imprensa do HR, o óbito foi consequência das queimaduras, que atingiram mais de 50% do corpo da paciente. Aos poucos elas foram causando a falência dos órgãos da mulher, o que não resultou em uma evolução clínica boa.

No último domingo (26), faleceu também a criança Nicole Beatriz da Silva Anacleto, de apenas 3 anos e vítima do mesmo acidente. O seu irmão, Rodrigo Balbino, de apenas 1 ano, chegou a óbito dois dias antes da irmã, na sexta-feira (24). Ele teve 90% do corpo queimado. Os dois eram filhos de Maria Betânia, que faleceu neste sábado. O avô e outras três crianças permanecem internados na ala de queimados do Hospital da Restauração (HR).

O acidente

O acidente aconteceu entre 7h30 e 8h do último dia 18 de novembro quando um vazamento de gás na Primeira Travessa da Castanhola, no bairro de Padre Roma, em Jaboatão dos Guararapes, ocasionou uma explosão. O fogo deixou sete vítimas de uma mesma família, entre elas cinco crianças. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada às 8h32. Ao chegar na residência, os moradores já haviam sido encaminhados para a UPA do Engenho Velho. O fogo foi controlado, não se alastrou e atingiu apenas o botijão e a mangueira. 

Segundo vizinhos, a explosão ocorreu enquanto os sete familares estavam na cozinha para tomar café da manhã. Maria Betânia da Silva Balbino, de 24 anos, seus filhos, Daniel Rodrigo da Silva Anacleto, 1 ano, e Nicole Beatriz da Silva Anacleto, 3 anos, foram atingidos pelas chamas. Roberto Balbino - de 62 anos, pai de Maria Betânia - Tatiana Gabriela da Silva Balbino, 8 anos, Isabela da Silva Balbino, 3 anos, Luciano da Silva Balbino, 9 anos - que são sobrinhos de Betânia foram as outras vítimas do acidente.

De acordo com relatos dos vizinhos, a tragédia poderia ter sido pior já que Rosilda Ribeiro - mâe de Tatiana Balbino, Isabela Balbino, Luciano Balbino, três das cinco crianças vítimas do acidente - estava com seu bebê recém nascido em um dos quartos quando tudo aconteceu. Nem ela e nem o bebê sofreram ferimentos.

Um dos primeiros moradores da localidade a prestar socorro às vítimas e amigo da família, Carlos André, chegou a conversar com o pai de uma das vítimas e avô das crianças logo depois da explosão. "Roberto me contou que procurou o rapaz que tinha vendido e instalado o botijão mais cedo na casa dele porque percebeu que o gás estava vazando, mas a pessoa já tinha ido embora. Então, ele ficou tentando resolver o problema, mas eu não sei se por correria ou falta de experiência, não percebeu que existia uma grande quantidade de gás na casa e a residência não é muito arejada. Quando ele tentava sanar o problema, aconteceu a explosão e o fogo atingiu todas as sete pessoas", relata o amigo da família. Ainda segundo Carlos, o impacto da explosão foi tão grande que derrubou a porta de alumínio da casa que é feita de taipa. Ele acrescenta que quando os bombeiros chegaram já não havia mais fogo na residência, já que com a ajuda de outros moradores conseguiram apagar as chamas.
Mais de Vida Urbana