CIDADANIA Mais 27 mediadores comunitários entram em atividade no Recife a partir de segunda O grupo está apto para lidar e mediar situações de conflitos de vizinhança, disputas de posse, propriedade de imóveis, questões de direito de família, como pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade, e até problemas que envolvam a comunidade como esgoto a céu aberto, falta de água

Publicado em: 15/12/2017 16:39 Atualizado em:

A partir da próxima segunda-feira, o estado terá mais 27 novos mediadores comunitários. O certificado de conclusão do curso em Mediação de Conflitos e Direitos Humanos será entregue aos participantes em solenidade, às 8h30, no Núcleo de Mediação Comunitária de Conflitos do Ibura de Cima, primeiro espaço do tipo implantado na Região Metropolitana do Recife. 

Com a conclusão do curso, o grupo está apto para lidar e mediar situações de conflitos de vizinhança, disputas de posse, propriedade de imóveis, questões de direito de família, como pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade, e até problemas que envolvam a comunidade como esgoto a céu aberto, falta de água. Com a formação de mais um grupo de mediadores comunitários, o Governo do Pernambuco capacitou um total 61 mediadores voluntários de conflitos só neste segundo semestre. A primeira turma formada recebeu a certificação no dia 21 de agosto deste ano. O grupo já está atuando nos oito novos núcleos implantados pelo Governo de Pernambuco em parceria com quatro Organizações Não Governamentais (ONGs).

Com duração de 40 horas/aula, divididas em 24h/aula teóricas (6 encontros, 4h cada ) e 16h/aula para casos práticos (4 encontros, 4h cada), o curso abordou, entre outros temas, Direitos Humanos no contexto da Declaração Universal dos Direitos Humanos; Emoções: sua importância no processo de mediação de conflitos; Conceitos básicos da Inteligência Emocional; Trabalhando as reações emocionais frente ao processo de mediação; Diálogo e a escuta ativa como ferramenta da Mediação de Conflitos; Mediação de conflitos no contexto comunitário; Técnicas da Mediação; Parâmetros Legais da Mediação de Conflitos; Meios de resolução de conflitos extrajudiciais: mediação, conciliação, arbitragem e negociação; Rede Socioassistencial e de Garantias de Direitos.

Além dos 27 formandos, participam do evento o secretário executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo; a equipe técnica do Programa Mediação de Conflitos; e Reginaldo Nascimento, presidente da Associação dos Moradores e coordenador do Núcleo de Mediação Comunitária do bairro.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL