Vida Urbana
URBANISMO
Bairro do Recife ganha seu primeiro boulevard nesta tarde
Agora exclusiva para pedestres, nova Avenida Rio Branco será inaugurada após um ano de obras
Publicado: 21/12/2017 às 10:30

Espaço será inaugurado nesta tarde e, até a noite de ontem, havia trabalhadores preparando os últimos detalhes. Foto: Roberto Ramos/DP/Espaço será inaugurado nesta tarde e, até a noite de ontem, havia trabalhadores preparando os últimos detalhes. Foto: Roberto Ramos/DP

Após um ano de obras, será inaugurada hoje, às 16h30, a nova Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. A via, que está fechada para a circulação de veículos automotores desde 2014, foi transformada em um boulevard exclusivo para pedestres, equipado com bancos, parklets e quiosques. Além de entregar a obra oficialmente, o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio também vão inaugurar a nova iluminação da Ponte Buarque de Macedo.
A conclusão da avenida será comemorada com uma programação festiva que terá oficinas artísticas, apresentações culturais, cortejos de pastoril, cavalo marinho e reisado. Às 19h, uma cantata natalina finalizará as apresentações em frente ao Banco do Brasil.
O projeto da Rio Branco incluiu a restauração das calçadas, mantendo a característica original dos desenhos, embutimento da fiação elétrica, nova arborização e implantação de mobiliário urbano voltado a promover a permanência dos transeuntes. Ao fim dos serviços, a via ficou com 24 metros de largura e 269 metros de comprimento. A área central de circulação para pedestres tem 8,8 metros de largura. A avenida recebeu investimento de R$ 5,5 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Também como parte da pedestrianização, vias urbanas no entorno do Marco Zero foram niveladas à altura da praça para evitar inundações no inverno. Os serviços incluíram a implantação de calhas de drenagem de água pluvial. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife executou o trabalho nas avenidas Marquês de Olinda e Barbosa Lima, além do trecho que conecta a Rio Branco ao Marco Zero pela Avenida Alfredo Lisboa.
A partir da implantação do projeto na Rio Branco, os pedestres ganharão uma ligação, com presença de veículos apenas em travessias, entre a Ponte Buarque de Macedo e o Marco Zero. A cada cruzamento ao longo da extensão da via, foram instaladas lombadas para evitar que os carros passem em velocidade. A Rio Branco se une a outras vias exclusivas para pedestres no Recife, como a Rua da Imperatriz, na Boa Vista, e a Rua Nova, no Centro. A Rua das Calçadas, também da região central, deverá ficar livre dos carros. O diferencial da avenida situada no Bairro do Recife foi o conjunto de obras voltadas a estimular a uso diário por quem anda a pé.
Últimas

Mais Lidas
