Hoje Segundo dia de provas do vestibular seriado da UPE

Publicado em: 20/11/2017 08:00 Atualizado em:

Acontece hoje o segundo dia de provas do vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE) para os alunos do 3º ano. Nesta segunda-feira, os feras vão enfrentar as provas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia das 8h15 às 12h45.

 

A prova de redação, realizada ontem, trouxe o tema “A gente espera do mundo... e o mundo o que espera de nós?”, considerado “fácil” na opinião dos primeiros estudantes a saírem dos testes. Jean Carlos Borges, de 17 anos, foi o primeiro fera a deixar o prédio da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), às 11h15. “A prova foi dentro do esperado. Achei tranquilo”, revelou. Jean é um dos 10,5 mil candidatos inscritos para 1,7 mil vagas dos 55 cursos da UPE. Este ano, o número de abstenção no primeiro dia do exame foi de 7,9%, o que corresponde a 835 estudantes.
A professora do Colégio Damas, Sandra Maria de Lima Alves elogiou o tema. “A UPE volta a oferecer um eixo temático que permite a subjetividade e dá ao estudante algumas possibilidade de condução do texto, inclusive buscando argumentos sociais e ou políticos. Para mim, o tema central é o que podemos fazer pelo mundo”, destacou. Ainda segundo a professora, o tema exige que o aluno tenha uma base de filosofia e sociologia no ensino médio. “Não há como ter essa visão de mundo sem essa base”, ressaltou.
A estudante Júlia Vitória, 17 anos, está tentando uma vaga no curso de administração, embora prefira exatas também se sentiu à vontade com filosofia. “Gostei muito da prova de filosofia com questões sobre Karl Marx e ética. Acho que filosofia é essencial para nossa formação e a prova foi gostosa de fazer”, comenta a estudante.
Este ano, o curso de direito no Campus Benfica, no Recife, é o mais concorrido do SSA 3 da UPE, no sistema universal, com 40,31 candidatos na disputa de uma vaga.
Uma das vagas está sendo disputada pelo estudante José Freitas, 17 anos. “Achei o tema da redação muito bom. No meu caso, considerei os atuais conflitos do século 21 e como nós enquanto sociedade podemos contribuir na resolução dos problema sociais”, revelou.
O segundo mais concorrido é de medicina em Serra Talhada, com 27,12 candidatos por vaga. E em terceiro o curso de medicina em Garanhuns, com 21,75 por vaga.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL