Tradição Festa da Vitória Régia começa nesta sexta-feira Toda a renda arrecadada será destinada à manutenção das obras pastorais da igreja

Publicado em: 10/11/2017 08:11 Atualizado em: 10/11/2017 09:33

Festa da Vitória Régia começa nesta sexta-feira. Foto:Paulo Paiva/DP
Festa da Vitória Régia começa nesta sexta-feira. Foto:Paulo Paiva/DP

Depois de 39 anos, a Festa da Vitória Régia, na Praça de Casa Forte, acontecerá este ano sem a presença do seu fundador, padre Edwaldo Gomes, que faleceu em julho passado. Este ano, a organização do evento reconhece e homenageia o trabalho dos fiéis colaboradores que passam o ano inteiro servindo à comunidade católica, “fazendo o bem, sem olhar a quem”. A festa será nos próximos dias 10, 11 e 12. Toda a renda arrecadada será destinada à manutenção das obras pastorais da igreja, com destaque para a Casa da Criança Marcelo Asfora, que há 24 anos, atende 120 crianças e adolescentes, de sete a 14 anos.

A expectativa dos organizadores é de que cerca de 50 mil pessoas circulem pela Praça de Casa Forte nos três dias da festa, que contará com quermesses e parque de diversões, além de barraquinhas com comidas típicas, roupas, brinquedos e artesanatos. Serão cerca de 40 tendas montadas e 1,2 mil voluntários estarão atuando nos bastidores. A festa já faz parte do calendário turístico e cultural da cidade do Recife. Este ano, o padre Deyvvson Soares, que assumiu a paróquia após a morte de padre Edwaldo Gomes, será o responsável pela abertura oficial da festa, que acontece na próxima sexta-feira, dia 10, às 18h. “Este ano, vamos dedicar as homenagens aos verdadeiros protagonistas da festa, que são os paroquianos”, ressaltou. Após, a cerimônia, haverá apresentação do pastoril da Casa da Criança, no palco principal, armado em frente à igreja matriz.

Nos dias da festa, a matriz mudará os horários de celebração das missas. Segundo o padre Deyvson, na sexta-feira, a missa será suspensa. “No sábado, celebraremos às 16h e no domingo, às 8h, justamente porque fica complicado para os fiéis chegarem à igreja com a festa no meio da rua”, informou. A festa contará ainda com a participação de pelo menos 20 bandas e corais de colégios da Zona Norte do Recife. Entre os que estarão participando está o grupo Los Cubanos, a Banda Vinil e Benil.

No sábado, dia 11, às 16h, está marcada a corrida para os que se preocupam em manter o corpo são. E no domingo, o dia começa com passeio ciclístico às 8h30. Depois, a criançada dedica-se à pintura na praça e diverte-se com a apresentação do Palhaço Chocolate das 11h às 12h. Os festejos estão programados para encerrar às 20h, com a apresentação do Grupo Éfeta, da Paróquia de Casa Forte.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL