Vestibular Feras acham provas difíceis no segundo dia do SSA da UPE Feras mostraram dificuldades nos testes de química, física e biologia. No total, 915 estudantes faltaram às provas hoje. Até o momento não houve eliminação por porte de celular

Publicado em: 20/11/2017 11:43 Atualizado em: 20/11/2017 12:27

Feras acham provas difíceis no segundo dia do SSA da UPE. Foto: Marlon Diego/ Esp. DP
Feras acham provas difíceis no segundo dia do SSA da UPE. Foto: Marlon Diego/ Esp. DP

No segundo dia de provas do vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE) - terceira fase, os feras responderam às provas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia. De acordo com a universidade, novecentos e quinze feras, ou seja, 8,7% dos 10.523 inscritos faltaram hoje. Ontem foram  835 astenções, gerando um índuce de 7,93%. Até o momento não houve eliminação por porte de celular.

Nesta segunda-feuira os testes são aplicados das 8h15 às 12h45, mas às 11h15, os estudantes começaram a sair da Poli, um dos endereços do vestibular. Inês Siqueira, 17 anos, disse que fez boas provas de humanas, mas achou química e física difíceis. Está com esperança de passar em biologia. Vinícius Gonçalves, 17, tenta educação física. Fez provas boas nos dois anos anteriores. Também está confiante em passar, apesar de ter achado a prova de biologia deste ano difícil.

A prova de redação, realizada ontem, trouxe o tema “A gente espera do mundo... e o mundo o que espera de nós?”, considerado “fácil” na opinião dos primeiros estudantes a saírem dos testes. Jean Carlos Borges, de 17 anos, foi o primeiro fera a deixar o prédio da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), às 11h15. “A prova foi dentro do esperado. Achei tranquilo”, revelou. Jean é um dos 10,5 mil candidatos inscritos para 1,7 mil vagas dos 55 cursos da UPE. Este ano, o número de abstenção no primeiro dia do exame foi de 7,9%, o que corresponde a 835 estudantes.

A professora do Colégio Damas, Sandra Maria de Lima Alves elogiou o tema. “A UPE volta a oferecer um eixo temático que permite a subjetividade e dá ao estudante algumas possibilidade de condução do texto, inclusive buscando argumentos sociais e ou políticos. Para mim, o tema central é o que podemos fazer pelo mundo”, destacou. Ainda segundo a professora, o tema exige que o aluno tenha uma base de filosofia e sociologia no ensino médio. “Não há como ter essa visão de mundo sem essa base”, ressaltou.

A estudante Júlia Vitória, 17 anos, está tentando uma vaga no curso de administração, embora prefira exatas também se sentiu à vontade com filosofia. “Gostei muito da prova de filosofia com questões sobre Karl Marx e ética. Acho que filosofia é essencial para nossa formação e a prova foi gostosa de fazer”, comenta a estudante.

Este ano, o curso de direito no Campus Benfica, no Recife, é o mais concorrido do SSA 3 da UPE, no sistema universal, com 40,31 candidatos na disputa de uma vaga. Uma das vagas está sendo disputada pelo estudante José Freitas, 17 anos. “Achei o tema da redação muito bom. No meu caso, considerei os atuais conflitos do século 21 e como nós enquanto sociedade podemos contribuir na resolução dos problema sociais”, revelou. O segundo mais concorrido é de medicina em Serra Talhada, com 27,12 candidatos por vaga. E em terceiro o curso de medicina em Garanhuns, com 21,75 por vaga.

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL