Encontro Regional Cidade nordestina com mais casos de Aids, Recife sedia encontro sobre Gerenciamento e Comportamento de Risco Encontro Regional discute novas tecnologias de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), Hiv/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Publicado em: 23/11/2017 12:25 Atualizado em: 24/11/2017 12:21

Cidade do Nordeste com a maior incidência do HIV/Aids, Recife recebe de hoje, até domingo, o Encontro Regional Nordeste sobre Gerenciamento e Comportamento de Risco. O encontro acontece no Hotel Villa Boa Vista, para discutir o gerenciamento e comportamento de risco e as novas tecnologias de prevençã às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), Hiv/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose.

 

Participam do evento, promovido pelo Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo (GTP+). jovens, adultos gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), ativistas dos Direitos Humanos e diversos especialistas no assunto. 


Durante o encontro, será abordado o panorama nas três esferas: municipal, estadual e federal das políticas com vistas às novas tecnologias de prevenção a exemplo da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que é uma estratégia de prevenlção envolvendo a utilização de um medicamento antirretroviral (ARV), por pessoas não infectadas, para reduzir o risco de aquisição do HIV, através de relações sexuais. Vale ressaltar, que o Hospital Oswaldo Cruz, será o primeiro de Pernambuco a ofertar o serviço, a partir de dezembro.


Além da PEP (Profilaxia Pós-Exposição) tratamento com terapia antirretroviral (TARV) por 28 dias para evitar a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo de um indivíduo. Ela é indicada para as pessoas que podem ter tido contato com o vírus. Na ocasião, haverá uma discussão de como anda o funcionamento dos Centros em Atendimento a essas novas tecnologias em Pernambuco (IMIP, Correia Picanço, Oswaldo Cruz, Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM) e o Hospital da Mulher do Recife).

Números - De acordo com o Boletim Epidemiológico do Estado de 2016, a cada seis horas, uma pessoa diagnosticada com o vírus do HIV, em Pernambuco. Os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontam ainda que Em 2015, 608 pessoas perderam suas vidas em Pernambuco e 600 novos casos de HIV foram diagnosticados no Recife.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL