Diario de Pernambuco
Busca
educação Aulas de Yoga e meditação melhoram desempenho de alunos em Olinda As técnicas de respiração, concentração e relaxamento são ministradas uma vez por semana e podem, entre outros benefícios, melhorar a concentração e reduzir o nível de estresse

Publicado em: 08/11/2017 20:30 Atualizado em: 08/11/2017 21:07

Foto: Prefeitura de Olinda/Divulgação
Foto: Prefeitura de Olinda/Divulgação


Alunos da Escola Municipal Santa Tereza, em Olinda, têm melhorado seu desempenho através de aulas de Yoga e meditação. As técnicas de respiração, concentração e relaxamento são ministradas uma vez por semana pela terapeuta Aura Gabriela Maximiliano, com o apoio da professora de Educação Físisca Érica Farias, à crianças de 7 a 14 anos. 

De acordo com a professora de Yoga, esses exercícios e movimentos são simples e facilmente inseridos em sala de aula, diversificando a rotina. "Podem ser feitos com regularidade e com base na necessidade de cada um", completa.  Após os execícios de respiração, as crianças levantam as mãos, como se fossem tocar no céu, antes de fechar os olhos e imaginarem lugares repletos de diversão. Tudo conduzido por um som relaxante que ecoa com a ajuda de uma tigela tibetana. 

Foto: Prefeitura de Olinda/Divulgação
Foto: Prefeitura de Olinda/Divulgação


"Basicamente procuramos alcançar três objetivos com as crianças: aumentar a flexibilidade e coordenação motora; incentivar a concentração e reduzir o nível de estresse e melhorar a convivência com o meio ambiente", explica a teraputa, Aura Gabriela Maximiliano, que, nas horas vagas, também dá aulas de Yoga para crianças e adolecentes das comunidades V8, V9, Ponte Preta e Ilha do Maruim, no bairro do Varadouro, em Olinda.

Foto: Prefeitura de Olinda/Divulgação
Foto: Prefeitura de Olinda/Divulgação


A prática dessas atividades vem dando tão certo, que a escola já pensa em incluir, em 2018, as aulas de Yoga dentro do Programa Novo Mais Educação. "O método é capaz de quebrar a rotina das escolas, afirma  a diretora da unidade, Guiomar Barbosa".


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL