Café da Manhã na Calçada Moradores debatem segurança e condições urbanísticas das Graças

Publicado em: 23/10/2017 07:53 Atualizado em:

Um grupo de WhatsApp composto por mais de 100 moradores de um mesmo bairro, que serve para alertas entre eles em caso de circustâncias suspeitas, furtos e assaltos na região. Esse é um dos frutos do projeto Café da Manhã na Calçada, realizado nas Graças e que chegou á sua 12ª edição ontem. Organizado pela Associação dos Moradores, o encontro é itinerante, sendo promovido no terceiro domingo de cada mês. Dessa vez o evento aconteceu na Rua Dona Anunciada, esquina com a Rua do Cupim.

O objetivo é melhorar e ocupar a região, tornando as ruas mais seguras e aproximando a comunidade. Isabela Faria, designer e uma das principais incentivadoras do evento, explica que em cada reunião, uma pauta ou ação é gerada. “Além do grupo do WhatsApp, neste primeiro ano a gente já realizou uma Jane’s Walk pelo bairro, uma caminhada onde os moradores conhecem melhor a região. Nela, identificamos os pontos de pior iluminação e maior vulnerabilidade”, afirma. Mas os encontros não têm como foco apenas debater a insegurança. O lazer é garantido tanto pela mesa farta, composta pelos próprios moradores, quanto pelas conversas e por outros eventos organizados durante os cafés.

“Já fizemos, como reflexo dos encontros, feirinhas para mostrar o trabalho dos moradores do bairro, serestas onde cada morador se apresenta, comemoração do São Pedro, com banda de forró, e carnaval com encontro de estandartes. Todo o café traz um resultado diferente e sempre acrescenta porque sempre chegam novas pessoas”, completa.

Para Natali Olveira, antiga moradora das Graças que também participou do encontro, a ocupação da rua deve ser prioridade dos moradores. “Eu acho que isso integra a comunidade e torna o bairro vivo”, reforça. Todos os cafés vão das 9h às 12h e o anfitrião, que é o morador que libera sua calçada, muda a cada encontro. “Para receber o evento, o anfitrião precisa apenas ceder a calçada e o banheiro. O resto é colaboração de todos”, ressalta Isabela Faria. Os próximos encontros terão endereço divulgado na página da Associação Por Amor às Graças no Facebook.

TENDÊNCIA
As Jane’s Walks são inspiradas na escritora e ativista das cidades Jane Jacobs (1916-2006) que aborda em sua obra os anseios da comunidade e como devem contribuir para o processo de construção da cidade. Em homenagem às ideias de Jacobs, um grupo de cidadãos de Toronto (Canadá) fundou o movimento Jane’s Walk (www.janeswalk.org) que promove caminhadas guiadas pela cidade para conectar pessoas e lugares.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL