Ocupação Moradores das Graças se organizam contra a insegurança O Café da Manhã na Calçada, evento que reune os moradores das Graças e que chegou a sua 12ª edição neste domingo, propõe a ocupação das ruas e cria grupo de alerta no whatsapp

Publicado em: 22/10/2017 13:17 Atualizado em: 22/10/2017 14:42

O encontro é intinerante, sempre no terceiro domingo de cada mês e ocorreu dessa vez na Rua Dona Anunciada, esquina com a Rua do Cupim (Thatiana Pimentel/DP)
O encontro é intinerante, sempre no terceiro domingo de cada mês e ocorreu dessa vez na Rua Dona Anunciada, esquina com a Rua do Cupim
Um grupo de whatsapp composto por mais de cem moradores de um mesmo bairro que alertam uns aos outros em caso de circustâncias suspeitas, furtos e assaltos na região. Esse é um dos resultados do 1º ano do Café da Manhã na Calçada, evento que reune os moradores das Graças e que chegou a sua 12ª edição neste domingo. Organizado pela Associação dos Moradores do bairro, o encontro é intinerante, sempre no terceiro domingo de cada mês e ocorreu dessa vez na Rua Dona Anunciada, esquina com a Rua do Cupim. O objetivo é melhorar e ocupar a região, tornando as ruas mais seguras e aproximando a comunidade.

Isabela Faria, designer e uma das principais incentivadoras do evento, explica que em cada reunião, uma pauta ou ação é gerada. "Além do grupo do Whatsapp, neste primeiro ano, a gente já realizou uma Janes Walk pelo bairro, que é uma caminhada onde os moradores conhecem melhor a região. Nela, identificamos os pontos de pior iluminação e maior vulnerabilidade", afirma Isabela. Mas, os encontros não tem como foco apenas debater a inseguraça, o lazer também é garantido tanto pela mesa farta, composta pelos próprios moradores, quanto pelas conversas e outros eventos organizados durante os cafés.

Isabela Faria é uma das principais incentivadoras dos cafés das Graças (Thatiana Pimentel/DP)
Isabela Faria é uma das principais incentivadoras dos cafés das Graças
"Já fizemos, como reflexo dos encontros, feirinhas para mostrar o trabalho dos moradores do bairro, serestas, onde cada morador se apresenta, comemoração do São Pedro, com banda de forró, carnaval, com encontro de estandartes. Todo o café traz um resultado diferente e sempre acrescenta porque sempre chegam novas pessoas", completa. Para Natali Olveira, antiga moradora das Graças que também participou do encontro, a ocupação da rua deve ser prioridade dos moradores. "Eu acho que isso integra a comunidade e torna o bairro vivo", reforça. Todos os cafés vão das 9h às 12h e o anfitrião, que é o morador que libera sua calçada, muda a cada encontro. "Para receber o evento, o anfitrião precisa apenas ceder a calçada e o banheiro, o resto é colaboração de todos", ressalta Isabela Faria.

Os próximos encontros terão endereço divulgado na página da Associação Por Amor às Graças no Facebook.Vale explicar que as Janes Walks são inspiradas na escritora e ativista da cidades Jane Jacobs (1916-2006) que aborda em sua obra como os anseios da comunidade devem contribuir para o processo de construção da cidade. Em homenagem às ideias de Jacobs, um grupo de cidadãos de Toronto fundou em 2006, após a sua morte, o movimento Jane's Walk (www.janeswalk.org) que promove caminhadas guiadas pela cidade para conectar pessoas e lugares.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL