Diario de Pernambuco
Busca
Unicap Fonoaudiólogos fazem atendimento gratuito a pessos que gaguejam Crianças e adultos identificados com gagueira serão encaminhados para tratamento imediato e gratuito na Unicap

Publicado em: 20/10/2017 08:51 Atualizado em: 20/10/2017 08:53

Nesta sexta-feira, fonoaudiólogos estão realizando atendimento e avaliação gratuitos na Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizada no Bloco C, 4º andar. Das 8h às 15h, pessoas que gaguejam e familiares estarão sendo recebidos para tirar dúvidas a respeito da gagueira. Após as orientações, crianças, adolescentes e adultos que apresentarem gagueira serão encaminhados para tratamento gratuito no Grupo de Terapia para Gagueira da Unicap. A atividade contará com a participação de estudantes dos cursos de Fonoaudiologia da Católica, UFPE e Funeso.

A ação é alusiva ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira, comemorado em 22 de outubro. Este ano, a Campanha do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, com o apoio da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira) e o Instituto Brasileiro de Fluência, chama atenção da sociedade para o respeito às pessoas que gaguejam, além de desmistificar o assunto para a sociedade. A campanha tem como slogan "Pare, pense, escute e me respeite". O objetivo também é reforçar que o Fonoaudiólogo é o profissional que trata e proporciona uma melhor qualidade de vida a quem convive com a disfluência.

A Gagueira é um distúrbio da fluência que acomete 5% da população mundial, sendo 1% de forma crônica e persistente. No Brasil, afeta oito milhões de crianças e dois milhões de adolescentes e adultos, segundo dados da Abra Gagueira.
 
O Dia Internacional de Atenção à Gagueira foi criado em 1998 pela Internacional Fluency Association (IFA) e pela International Stuttering Association (ISA). Desde o início, o Brasil participou das comemorações com diversas ações voltadas para as pessoas que gaguejam, para familiares, para profissionais e para a população em geral por meio da Abra Gagueira, do IBF e do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica da Fluência e Distúrbios da Fluencia da USP.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL