Diario de Pernambuco
Busca
CASA FORTE CTTU muda trânsito na Avenida Dezessete de Agosto e vias próximas ao shopping Alterações começarão a valer já neste sábado

Publicado em: 10/10/2017 16:18 Atualizado em:




A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai implantar mais um projeto de engenharia de tráfego na Zona Norte do Recife. A partir deste sábado, haverá novo esquema de circulação de veículos na Avenida Dezessete de Agosto. Segundo o órgão, na área, incluindo as vias do entorno do Plaza Shopping e do Hiper, trafegam 40 mil veículos por dia. O trabalho de orientação para os moradores e clientes dos estabelecimentos comerciais, assim como para os condutores, ciclistas e pedestres que utilizam as vias contempladas começou nesta terça. 
 
A principal mudança vai acontecer a partir da eliminação do giro à esquerda localizado no cruzamento da Avenida Dezessete de Agosto, sentido Apipucos (subúrbio), com a Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, melhorando a fluidez da avenida. Com isso, os condutores deverão realizar o giro de quadra à direita, acessando as ruas Jayme Loyo, César Loureiro e Alfredo Fernandes, cruzando a Avenida Dezessete de Agosto, onde poderão acessar a Rua Doutor João Santos Filho (acesso ao Plaza Shopping) ou a Rua Nestor Silva (acesso ao Walmart). 
 
Já o trecho da Rua Rádio Jornal do Commercio, compreendido entre a praça de mesmo nome e o Plaza Shopping, terá o sentido invertido, dando acesso à Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti que, por sua vez, terá duas das três faixas invertidas, no sentido Avenida Dezessete de Agosto. Com isso, o condutor oriundo da Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti não poderá mais realizar o giro à direita antes da praça, devendo seguir em frente e acessar a Avenida Dezessete de Agosto em ambos os sentidos.  É importante destacar que a Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti permanece com uma faixa no contrafluxo, possibilitando o acesso daqueles que seguem pela Avenida Dezessete de Agosto, no sentido Casa Forte (Centro), à Rua Nestor Silva (Walmart).
 
A ação inclui ainda a mudança na Rua Doutor João Santos Filho, na pista de acesso ao edifício garagem do Plaza Shopping. A via, que é mão dupla, vai passar a ser mão única no sentido Avenida Dezessete de Agosto, enquanto a pista do lado oposto (acesso de pedestre ao Plaza Shopping) permanece com a circulação atual, no sentido Viaduto João Tude de Melo, formando um binário. 
 
Para regulamentar as mudanças, a CTTU vai implantar toda a sinalização viária horizontal, que inclui a implantação e requalificação de sete faixas de pedestres, além cerca de 50 placas de sinalização vertical. Haverá ainda a implantação de um novo semáforo, localizado na Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti e a Rua Rádio Jornal do Commercio, para coordenar a nova circulação.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL