URBANISMO
Casa de Capiba pode virar memorial
Imóvel que será incorporado ao patrimônio do estado também poderá se tornar 12ª edificação pertencente a artistas a ser tombada pelo estado
Publicado em: 04/10/2017 21:43 Atualizado em:
Vereador reivindica que Casa de Capiba, na Rua Barão de Itamaracá, no bairro do Espinheiro, seja transformada num equipamento turístico. Foto: Nando Chiappetta/DP |
Ícone máximo do frevo, o compositor Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba (1904-1997) poderá ganhar um memorial na casa onde morou com sua esposa Zezita Barbosa, do fim da década de 1940 até sua morte. Situado na Rua Barão de Itamaracá, 369, no Espinheiro, o imóvel de dois pavimentos, quatro quartos e dois banheiros será incorporado ao patrimônio do estado. O decreto de desapropriação foi assinado pelo governador Paulo Câmara no dia 2 e publicado no Diário Oficial ontem. A partir de outro processo, a casa também poderá ser a 12ª edificação pertencente a uma personalidade a ser tombada em nível estadual.
A medida assinada pelo governador, que declara o imóvel como de utilidade pública, dá início a um processo composto de várias etapas. Segundo a Procuradoria Geral do Estado, a primeira é a avaliação da residência, realizada pela Secretaria de Administração. Com o laudo pronto, a PGE procurará a proprietária para negociação. Não há prazos específicos, “mas o estado trabalhará para que tudo corra de maneira célere, com objetivo de preservar e conservar a casa”, informa nota da PGE.
Desde que seu marido faleceu, Zezita Barbosa, 85, disponibilizou o imóvel para alugar e voltou a morar em Surubim, cidade natal do casal. Ela vive de uma pensão e da renda proporcionada na locação do imóvel, mas, após dois meses sem conseguir um inquilino, decidiu vendê-la. A notícia da desapropriação a pegou de surpresa. “O governo quer comprar e fazer um memorial. Por mim está tudo bem, só não sei ainda quanto eles vão pagar”, contou Zezita, que pede R$ 2 milhões.
O secretário Milton Coelho já entrou em contato com a viúva e explicou as etapas do processo, garantindo que não haverá perdas. “Recebi uma ligação de uma pessoa do governo, que me disse que não terei nenhum prejuízo e que a intenção é fazer um memorial. Então fica bem para mim”, confirmou Zezita.
A casa dispõe de quatro grandes painéis com trechos de composições de Capiba e fotos do artista, uma delas tirada na própria casa, que cobre um dos lados da parede da sala, do piso ao teto. Capiba compôs mais de 200 canções, como Madeira de lei que cupim não roi, De chapéu de sol aberto e É de amargar. Além de frevos, deixou sambas e músicas eruditas.
Tombamento
A residência também poderá ser tombada como patrimônio artístico e cultural do estado. Pedidos nesse sentido foram protocolados pelo Ministério Público de Pernambuco e pelo advogado Antônio Campos junto à Secretaria Estadual de Cultura.
Outros 11 imóveis (veja lista nesta página) tiveram a sua arquitetura preservada para manter viva a história dos seus antigos ocupantes. Entre o acervo já tombado, está o casarão do sociólogo Gilberto Freyre, que teve todo o conjunto protegido em 1988, em Apipucos. Outro que integra a lista é a casa do escritor Manuel Bandeira, na Rua da União, Boa Vista, incluída no Livro de tombo em 1983.
A Secretaria de Cultura de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), poderá acolher ou não o pedido de tombamento da residência. No caso de acolhimento, o imóvel passará a ser protegido imediatamento e tem o início o processo de tombamento. Após análise técnica, a questão será votado pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC).
Acervo
- Casa da Rua da Imperatriz, 147, onde nasceu o abolicionista Joaquim Nabuco, na Boa Vista
- Casa da carnavalesca Badia, número 143 do Pátio do Terço, Bairro de São José
- Casa natal do escritor Oliveira Lima, na Rua Barão de São Borja, 347, Boa Vista
- Casa 263 da Rua da União, Boa Vista, onde viveu o poeta Manuel Bandeira
- Sobrado na Praça João Alfredo, Madalena, onde viveu o conselheiro e funciona atual Museu da Abolição
- Vivenda Santo Antônio de Apipucos (Casa de Gilberto Freyre) e sítio paisagístico
- Conjunto memorial de Luiz Gonzaga - antiga Casa de Januário e Parque Aza Branca, em Exu
- Antiga casa rural do ex-governador José Rufino Bezerra Cavalcanti, no Cabo de Santo Agostinho
- Casa do conselheiro João Alfredo, no Engenho São João, em Itamaracá
- Casa-grande e jardim do empreendedor Herman Lundgren, em Paulista
- Casa do cardeal Arcoverde, antiga Fazenda Fundão, em Arcoverde
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS