Trânsito Novos semáforos entram em operação no Cais de Santa Rita População solicitava instalação dos equipamentos devido a demora na travessia no trecho que não contava com faixa de pedestres

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/09/2017 13:48 Atualizado em: 18/09/2017 14:24

A instalação é uma demanda antiga de quem andava a pé na região, já que os motoristas dificilmente paravam no trecho que não contava com faixa de pedestre.
Foto: Julio Jacobina/DP. (A instalação é uma demanda antiga de quem andava a pé na região, já que os motoristas dificilmente paravam no trecho que não contava com faixa de pedestre.
Foto: Julio Jacobina/DP.
)
A instalação é uma demanda antiga de quem andava a pé na região, já que os motoristas dificilmente paravam no trecho que não contava com faixa de pedestre. Foto: Julio Jacobina/DP.

Dois semáforos foram instalados no Cais de Santa Rita, em frente ao mercado das flores, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. Para evitar acidentes e diminuir a demora na travessia de pedestres, a demanda dos moradores e comerciantes da região foi atendida pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), que instalou os equipamentos na última sexta-feira (15).

Dando acesso ao Terminal de Passageiros do Cais e ao bairro de São José, os sinais de número 582 e 583 foram implantados nos sentidos Centro e Zona Sul. Do tipo ocasional de pedestre, o fechamento deve ser ativado por pedestres através da botoeira. O tempo de espera é de 40 segundos, de acordo com técnicos da Serttel, empresa que realiza a manutenção dos equipamentos na cidade.

O trecho não contava com faixa de pedestres, o que aumentava o tempo de espera e diminuía a visibilidade de quem esperava para atravessar. Para a doméstica Joseli Romão, 40 anos, a instalação significa também mais segurança. "Por aqui tem muito assalto, principalmente no final da tarde, quando eu largo. Antes chegava a passar mais de 20 minutos esperando algum motorista parar, mas agora tem sido bem mais rápido para chegar até o ponto de ônibus", comenta.

Já o motorista João Batista, 42, apesar de achar positiva a mudança, defende mais intervenções na área. "Eu trabalho no centro e demorava muito para estacionar e conseguir atravessar até o outro lado porque dificilmente alguém dá passagem para quem está a pé. Foi necessário, mas acho que poderiam recapear a via para melhorar o tráfego dos carros, principalmente retirando esses trilhos antigos que já estão sem utilidade e provocam desnível", comenta.

Atualmente a rede semafórica do Recife possui 651 sinaleiros. Desde 2012 já foram instaladas 14 mil placas de sinalização vertical e mais de 70 equipamentos de fiscalização eletrônica que registram o excesso de velocidade, avanço de semáforo e parada sobre a faixa de pedestre. De acordo com a CTTU, foi registrada uma redução nos acidentes de trânsito com vítimas. Em 2016 o número registrado foi de 1.771 acidentes e 35 óbitos, representando redução de 37%  nas estatísticas de vítimas fatais.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL