Violência Mais 11 assaltos a ônibus registrados de ontem pra hoje

Publicado em: 15/09/2017 10:05 Atualizado em: 15/09/2017 10:56

Mais 11 assaltos a ônibus foram registrados em Pernambuco, da manhã de quinta-feira até o inicio da manhã desta sexta-feira. O balanço é do Sindicato dos Rodoviários que contabiliza ainda 168

casos no mês de setembro e 2.822 este ano.

Dois homens armados de revólver assaltaram um ônibus no bairro da Boa Vista, centro do Recife. Na Avenida Sul, bairro de São José , o alvi foi un coletivo da linha Jaboatão/ Parador. Em Beberibe, no Fundão, foi assaltado um ônibus da linha Beberibe/ Derby.

Na PE-15, perto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade Tabajara, Olinda, foi assaltado um BRT da linha Pelópidas Silveira/ Prefeitura do Recife.  Na Avenida Pan Nordestina, perto do Atacadão, também em Olinda, um BRT que fazia a linha Abreu e Lima/ Prefeirura do Recife foi abordado. Também na PE-15, nos Bultrins, Olinda, um coletivo da linha PE-15/Prefeitura do Recife foi assaltado.


Na Muribeca, Jabotão dos Guararapes, um coletivo da linha Muribeca dos Guararapes foi invadido por dois homens armados com revólver. Na BR-101 Norte, um ônibus que fazia a linha Igarassu/Macaxeira foi assaltado nas imediações do Centro de Treinamento do Náutico, na Guabiraba.

 

Na PE- 22, em Maranguape, Paulista, um ônibus foi assaltado por um suspeito armado de revólver . Também na PE-22, em Condado, na altura do trevo de acesso às cidades de Itaquitinga e Aliança,  três homens armados com espingardas calibre 12 roubaram os passageiros, todos funcionários da empresa Eficaz Energia. No Projeto Senador Nilo Coelho, zona rula de Petroina, um coletivo que seguia para Afrânio foi assaltado por dois homens armados com revólveres.

Protesto- Um protesto realizado na manhã de ontem pelo Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco interditou as avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes e a Rua do Riachuelo, no Centro do Recife. De acordo com Genildo Pereira, assessor do sindicato, participaram da manifestação todos os motoristas de operam BRTs. Os do corredor Norte-Sul estacionaram os veículos na Rua do Riachuelo, enquanto os do Leste-Oeste fecharam a Conde da Vista nos dois sentidos. A Autarquia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) enviou equipes ao local.


Ainda segundo o sindicato, o ato aconteceu das 10h às 12h para denunciar a falta de segurança no transporte coletivo com o crescente número de assaltos e de casos de assédio sexual registrados nos ônibus. O ato cobra ainda investimentos para garantir a segurança de trabalhadores e usuários. Este ano, de acordo com balanço do sindicato, um total de 2.811 ônibus foram assaltados em Pernambuco, 157 apenas neste mês.

“Os empresários especularam retirar os cobradores visando o lucro, mas não evitar assaltos. Estamos cobrando esse investimento por meio de ofício ao Tribunal de Contas. São gastos R$ 22 mil por mês em manutenção de cada estação de BRT, que estão sem ar-condicionado, sem banheiros, funcionando de forma precária. Cada estação custou R$ 2 milhões aos cofres públicos. Para onde está indo esse investimento?”, questionou o sindicalista.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL