Direitos Humanos Uma semana dedicada a pessoa com deficiência Prefeitura do Recife promove evento pela 16º vez. A programação começa nessa segunda e vai até dia 28

Publicado em: 20/08/2017 13:10 Atualizado em: 20/08/2017 17:24

Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde/PCR
Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde/PCR

A Prefeitura do Recife promove, a partir dessa segunda-feira (21), a 16ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que vai até o dia 28. A programação, que envolve diversas secretarias, sob o comando da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, inclui palestras, oficinas, rodas de diálogo, capacitações, ações de cidadania, realização de exames e consultas, apresentações culturais, luau do projeto Praia Sem Barreiras e passeio turístico inclusivo. O tema deste ano é “Somos diferentes, em luta por direitos iguais”.

A abertura da semana será às 10h da próxima segunda-feira (21), no mezanino do edifício-sede da PCR, onde haverá apresentações culturais. O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, prestigiará o evento organizado pela Gerência da Pessoa com Deficiência, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.


Na tarde da segunda, às 14h, haverá uma roda de diálogo sobre os desafios de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) com deficiência. As discussões serão no Centro de Referência em Cidadania LGBT, localizado na Boa Vista.

Na manhã da terça-feira (22), a partir das 9h, serão oferecidos diversos serviços de saúde e cidadania para as pessoas com deficiência no Pátio do Carmo, no Centro do Recife. Os profissionais da Secretaria de Saúde do Recife vão fazer aferição de pressão, teste de glicemia, mamografia e distribuição de preservativos, além de orientações sobre saúde bucal, arboviroses, tuberculose e hanseníase. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife também realizará emissão de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito. O Instituto de Cegos Antonio Pessoa de Queiroz ainda oferecerá massoterapia, enquanto o Senac fará cortes de cabelo.

Na quarta-feira (23), a partir das 9h, o Hospital da Mulher do Recife ofertará consultas e exames (como mamografia e preventivo) para as mulheres com deficiência. Ao longo de todo o mês, a Secretaria de Saúde do Recife está ofertando serviços exclusivos para as pessoas com deficiência, a exemplo do caminhão de mamografia adaptado com rampa de acesso e exames de mamografia com equipamento adaptado nas unidades de saúde dos oito Distritos Sanitários e no Hospital da Mulher.

Na manhã da sexta-feira (25), a partir das 8h, a Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação do Recife promoverá apresentação de capoeira, recital de poesias e apresentação de um coral formado por alunos surdos no Compaz do Cordeiro. O equipamento também receberá uma palestra sobre empregabilidade da pessoa com deficiência.

A partir das 17h da sexta, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife realizará o 2º luau do Projeto Praia sem Barreiras – que oferece banho de mar assistido às pessoas com deficiência, através de cadeiras anfíbias, na Praia de Boa Viagem. As apresentações musicais acontecerão na arena do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife também realizará uma série de atividades dentro da 16ª Semana da Pessoa com Deficiência. A programação inclui rodas de diálogo, palestras, capacitações voltadas para os profissionais da rede, oficinas e ações de saúde com realização de exames, e vai acontecer nas unidades de saúde dos oito Distritos Sanitários e no Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha.

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura do Recife criou a Política Municipal de Saúde Integral das Pessoas com Deficiência, com a proposta de articular e integrar ações e serviços de saúde para ampliar o acesso, qualificar o atendimento e promover a inclusão social, visando à melhoria da qualidade de vida dessa população.

Atenção Básica – Unidades Básicas de Saúde com equipes de saúde bucal  e 20 Equipes  do Núcleo de Apoio à Saúde da Família que priorizam ações estratégicas de  promoção da identificação precoce das deficiências, por meio da qualificação do pré-natal e da atenção na primeira infância, vacinação contra doenças transmissíveis, medidas contra doenças sexualmente transmissíveis, ações educativas para o envelhecimento saudável  e de promoção à saúde da pessoa com deficiência.

Para garantir acessibilidade à informação de pessoas com deficiência visual, a Gerência de Atenção Básica disponibiliza a cartilha em braile sobre os cuidados com a saúde da criança.

Atenção Especializada – A Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência do Recife é constituída de serviços próprios e conveniados – de reabilitação auditiva, física, visual e intelectual distribuídos nos VIII Distritos Sanitários. Entre os serviços da rede própria está o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), criado em 2016  na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena. O serviço (foto) dispõe de equipe multiprofissional voltado para estimulação precoce de crianças com atraso no desenvolvimento.

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) estão localizados dentro de três policlínicas da Prefeitura do Recife:  Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria; Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena; Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados; e também no Centro de Especialidade Odontológica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Projeto  Além  do Olhar – Parceria entre as Secretaria  de Saúde e de Educação, e convênio com a Fundação Altino Ventura, tem o objetivo de ofertar reabilitação visual baseada na comunidade para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos residentes do Recife.

No domingo (27), a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer preparou uma programação especial em homenagem à Semana da Pessoa com Deficiência. A partir das 9h, o Olha!Recife terá sua edição inclusiva. O passeio partirá com um ônibus adaptado da Praça do Derby, seguindo pela histórica Praça da República e faz uma parada para visitar o Palácio do Campo das Princesas. Em seguida, o grupo segue para fazer um tour pelo Bairro do Recife e desembarca no Recife Antigo de Coração (RAC), evento tradicional que acontece todo último domingo do mês.

Desta vez, o RAC será todo dedicado à inclusão. As brincadeiras de criança e todas as atividades esportivas serão adaptadas. Vai acontecer também a I Corrida Inclusiva Corrida para Amar, o Circo Social Inclusivo e o Dançando a Inclusão, onde será aberto o espaço para grupos de toda a cidade mostrarem sua arte. No polo musical, Nena Queiroga será a grande mestre de cerimônia. A cantora receberá no palco vários artistas com deficiência, que são referência para a cultura de Pernambuco, como Cris Nolasto, o percussionista Diego Rocha, o Balé Florescer, entre outros.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL