Comemoração TJPE completa 195 anos como pilar da cidadania Comemorações do aniversário do Tribunal de Justiça de Pernambuco foram iniciadas com outorga de homenagens

Publicado em: 14/08/2017 19:35 Atualizado em: 14/08/2017 19:51

As comemorações dos 195 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), completados no último dia 13, tiveram início na manhã desta segunda-feira. O primeiro evento do dia foi a celebração de uma missa na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. Em seguida, houve aentrega da Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado a diversas personalidades. Entre os agraciados estiveram o presidente da Associação Comunidade Obra de Maria, Gilberto Barbosa, o coordenador geral da Orquestra Criança Cidadã, juiz João Targino, e a secretária da Mulher do estado, Sílvia Cordeiro.

Também receberam o Diploma de Honra ao Mérito alguns servidores do TJPE. A solenidade aconteceu no salão do Pleno do Palácio da Justiça e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador Paulo Câmara. Um quinteto formado por alunos da Orquestra Cidadã Meninos doCoque fez uma apresentação durante a solenidade.

Antes de iniciar a entrega das honrarias, o presidente do TJPE,desembargador Leopoldo de Arruda Raposo, ressaltou que o Poder Judiciário tem a finalidade de promover a justiça. “Temos que fazer isso dando as mesmas oportunidades para todos em termos de educação, saúde, trabalho e outros direitos fundamentais, não apenas àqueles que residem em bairros nobres, mas também para quem reside em comunidades de baixa renda”, destacou Raposo. Além das homenagens, o Judiciário realizará ações de orientação à população, apresentações culturais e divulgação de práticas sustentáveis dentro das comemorações dos 195 anos. “A atual gestão tem como lema ‘Justiça célere, direito do cidadão’. Esse objetivo só pode ser alcançado se estivermos unidos em prol da sociedade, prestando um serviço eficiente e eficaz”, declarou.

O governador Paulo Câmara ressaltou a importância do trabalho em conjunto com o Judiciário. “O TJPE tem sido um parceiro importante no desafio de governar nosso estado num momento de tamanha crise nacional, atuando conjuntamente em diversas atividades. Na passagem dos seus 195 anos, devemos destacar também o trabalho incansável para aproximar, ainda mais, o Judiciário da população pernambucana, em especial daqueles que mais necessitam do Poder Público”, declarou Câmara. O defensor-geral do estado, Manoel Jerônimo de Melo, também
destacou o trabalho da Justiça. “Desde os seus primórdios, o TJPE vem atuando como órgão garantidor de efetividade aos direitos elencados na Constituição Federal. Ressalto que, ao longo dos seus quase dois séculos de existência, tem atuado como garantidor das liberdades individuais, dirimindo conflitos em prol de uma sociedade mais justa, humana e fraterna.”

Desde o último sábado, o Palácio da Justiça está iluminado nas cores azul e vermelha, presentes na bandeira do Judiciário pernambucano. Também como parte das comemorações dos 195 anos do TJPE, o Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no Recife, receberá das 10h às 16h de quarta-feira, equipes do TJPE e parceiros com orientações sobre sustentabilidade, conciliação, negociação de dívidas, cidadania, adoção e apadrinhamento de crianças e adolescentes, enfrentamento à violência contra a mulher e pesquisa no campo da história do Judiciário. Os estandes ficarão no hall monumental do prédio.

Gilberto Barbosa agraciado com comenda

Entre as seis personalidades agraciadas com a maior comenda do TJPE, Medalha do Mérito Judiciário no grau Grão Colar de Alta Distinção,estava o presidente da Associação Comunidade Obra de Maria, Gilberto Barbosa. Criada no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, no início da década de 1990, a Obra de Maria hoje está presente em 17 países, entre eles Moçambique, Costa do Marfim, Angola e Cabo Verde. A instituição foi fundada por Gilberto com a ajuda de Maria Salomé, cofundadora. A Obra de Maria tem cerca de 2,7 mil missionários e é expoente da Renovação Carismática de Pernambuco. Nascido na comunidade de Boca de Dois Rios, na divisa entre os municípios de Surubim e Bom Jardim, no interior do estado, Gilberto hoje é um dos organizadores do Jubileu de Ouro da Renovação Carismática, que aconteceu no mês de junho em Roma, na Itália.

“Para nós é uma alegria muito grande o Tribunal de Justiça de Pernambuco, um dos mais bem conceituados do Brasil, poder honrar a instituição por todos os serviços prestados à sociedade, não só do Brasil, mas de outros países. Nós estamos aqui para honrá-los também e agradecer um pouco por todo esse mérito que eles têm dado hoje à Associação Obra de Maria. É uma alegria muito grande. Com o nosso trabalho, fazemos a evangelização, principalmente dos jovens, e o resgate social através de cursos profissionalizantes. Alguns jovens que são beneficiados pela Obra de Maria estão presentes nessa homenagem, porque não tem como a gente está aqui e eles não estarem”,destacou.

Gilberto Barbosa ocupa atualmente o mais alto posto que um leigo poderia ter na hierarquia da Igreja Católica, como presidente da Fraternidade Internacional das Novas Comunidades de Vida e Aliança de Direito Pontífico (Frater). Primeiro brasileiro a ocupar o cargo, ele
está no segundo mandato. A Frater foi criada pelo Conselho Pontifício para os leigos, em novembro de 1990, com o objetivo de integrar cerca de três mil novas comunidades ligadas à Renovação Carismática Católica do mundo. No Brasil, estima-se uma população de católicos carismáticos de 3,8 milhões, todos influenciados pelo pernambucano.

Também receberam Medalha do Mérito Judiciário ontem o desembargador Demócrito Filho; o presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), desembargador Antônio Rulli Júnior; o vice-governador Raul Henry; o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros; o padre Francisco Caetano Pereira; a secretária executiva de Esportes do Recife e medalhista olímpica do pentatlo moderno, Yane Marques; e o conselheiro distrital de Fernando de Noronha, Milton Luna da Silva, entre outras
personalidades.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL