Estudantes da rede pública são premiados na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática Solenidade acontece nesta terça-feira, no Teatro Beberibe

Publicado em: 14/08/2017 12:58 Atualizado em: 14/08/2017 13:09

Na manhã desta terça-feira, estudantes, professores, gestores e secretários municipais das escolas públicas de Pernambuco participam da solenidade de premiação regional da 12° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Teatro Beberibe, Centro de Convenções de Pernambuco. Em Pernambuco, 16 estudantes vão receber medalha de ouro (três da rede estadual), 47 receberão medalha de prata (14 da rede estadual) e 114 serão premiados com medalha de bronze (58 da rede estadual). Outros 1.219 estudantes receberão menção honrosa, sendo 769 estudantes da rede estadual. Também serão homenageados 24 professores, 29 escolas e dois municípios do Estado.

A OBMEP é dirigida às escolas públicas municipais, estaduais e federais com matrícula de estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio. Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. A competição é um estímulo ao estudo da matemática nas redes públicas da educação básica de todo o país. Para incentivar a participação, produz e distribui material didático, oferece bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias.

Para a 13° edição da OBMEP, as escolas privadas também estão inseridas na competição. Realizada em duas fases, a primeira ocorreu no dia 06 de junho nas próprias escolas. A segunda está marcada para 16 de setembro de 2017, com questões dissertativas, aplicadas em locais definidos pela coordenação da OBMEP e corrigidas por professores indicados pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). No dia 30 de novembro, os resultados serão divulgados na página da Olimpíada na Internet. Os medalhistas terão oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PICOBMEP), que será realizado em 2018. A cada ano, a Olimpíada também prepara 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL