Diario urbano Benefícios da Via Mangue começam a dar sinais de que não durarão muito

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 15/08/2017 07:45 Atualizado em: 15/08/2017 08:46

A obra da Via Mangue, para quem usa o transporte individua,l foi um sonho. Cinco minutos do Pina até as imedições da Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem. Entrar e sair da Zona Sul se tornou mais fácil. Mas já começa a dar sinais de que não irá durar muito essa lua de mel. É bem verdade, que o problema maior está na pista Leste, sentido Zona Sul/Centro, inaugurada em 2016. Ela recebe uma média 31 mil veículos por dia, dois mil a menos que a via Oeste, entregue em 2014, onde as retenções são menores.

O problema, portanto, não é que a capacidade de tráfego da Via Mangue se esgotou, pois se assim o fosse, a Oeste, que tem mais tempo de operação e um fluxo maior, teria mais problemas de engarrafamento. Não é assim, ainda. Já a retenção da rodovia que sai de Boa Viagem em direção ao Centro tem nome e sobrenome: túnel e semáforos. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) identificou o problema antes mesmo da inauguração. Foram feitas várias simulações, mas o órgão de trânsito não muda a estrutura da via, interfere na circulação.

Uma das tentativas foi instalar um semáforo na entrada do túnel para os motoristas aproveitarem a descida e subir a ladeira sem parar no sinal. Os números mostraram que houve um aumento de cerca de dois mil veículos passando a mais no semáforo. Mas houve muitas críticas e a CTTU recuou. Por enquanto, não há outros projetos previstos para tentar minimizar os problemas do túnel. O que pode fazer muita gente a repensar se vale a pena se arriscar pela Via Mangue nos horários de pico. A questão é fugir para onde?

 

Os buracos na BR-232

Falar de buracos nas rodovias federais que cortam o estado pode parecer redundância, mas tem hora que é preciso bater na mesma tecla. Na BR-232, na altura do Hospital Pelópidas Silveira, onde foi retirada a passarela de pedestre, a buraqueira nos dois sentidos deixa o trânsito lento, aumenta o tempo de viagem e irrita os motoristas.
 
Somos exemplo

Representantes da Secretaria de Saúde e do Departamento de Trânsito (Detran) do Tocantis vão conhecer hoje a Central de Operações de Trânsito da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). O objetivo é conhecer a dinâmica de trabalho e de monitoramente por 124 câmeras e o controle de velocidade. Em 2016, houve uma redução de 30% nos acidentes com vítimas.

Visita ecológica

Estudantes e idosos, moradores da Mustardinha, Zona Oeste do Recife, vão participar de visitas ecológicas com oficinas de fantoches realizadas dentro do Programa de Capacitação em Educação Sanitária e Ambiental, no Espaço Ciência. Hoje, alunos do ensino fundamental 1 e 2 das escolas Pe José Anchieta, Analine e Batista do Bongi vão fazer a visita no Complexo Salgadinho.

Para opinar

Está em tramitação na Alepe projeto de lei que institui a Política Estadual de Abate Humanitário de Animais. Entre outros pontos, a matéria proíbe o uso de métodos cruéis e a adoção de procedimentos que causem lesões aos bichos. Os interessados em opinar sobre o tema podem acessar o site da Alepe e participar de enquete a respeito do assunto por meio do endereço alepe.pe.gov.br/enquetes.

 

Recuo do gradil

A situação da calçada do Parque da Jaqueira, um espaço que convida ao caminhar é um contracenso à lógica da mobilidade e acessibilidade. E a culpa não é da árvore. Além do problema do lixo, que pode ser resolvido, um melhor traçado da calçada pode por fim à barreira física. A lógica diz que não se pode ultrapassar um obstáculo, ele pode ser contornado.



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