Saúde Amigos e parentes de David Nilo fazem ato para pedir transplante Auditor precisa de um novo intestino. Nesta sexta-feira, uma panfletagem foi realizada na Avenida Agamenon Magalhães

Publicado em: 04/08/2017 22:26 Atualizado em: 04/08/2017 22:53

Panfletagem chamou atenção para a luta do pernambucano. Foto: Shilton Araújo/DP
Panfletagem chamou atenção para a luta do pernambucano. Foto: Shilton Araújo/DP
Parentes e amigos do auditor David Nilo da Silva, 35 anos, que luta na Justiça por um transplante de intestino custeado pela União, realizaram na sexta-feira uma panfletagem na Praça do Derby e na Avenida Agamenon Magalhães, área central do Recife. Enquanto não sai o resultado pela 12ª Vara da Justiça Federal, os familiares mobilizam a sociedade, através da campanha #todoscomDavid, por doações que irão ajudar nos custos do tratamento no Jackson Memorial Medical, em Miami, nos Estados Unidos.

Atualmente, no Brasil, três hospitais estão licenciados para fazer transplante de intestino, mas a taxa de sobrevida dos pacientes após um ano é praticamente zero.
O tratamento todo nos EUA, que tem 95% de taxa de êxito, custa R$ 5 milhões e até agora a família só conseguiu arrecadar R$ 100 mil.

“É importante realizar ações como essa porque muitas pessoas acham que a União vai pagar tudo. Mas não. Os custos, por exemplo, com alimentação e transporte é da família”, frisou o advogado de David Nilo, Felipe Lima. David deverá passar dois anos nos EUA. A Defensoria Pública de Pernambuco também está prestando apoio judicial e extrajudicial ao paciente.

Segundo da Justiça Federal em Pernambuco, o juiz substituto Augusto Cesar de Carvalho Leal solicitou informações atualizadas sobre a eficácia do tratamento no Brasil aos três hospitais que fazem o procedimento, o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo - HC/USP, o Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital Sírio Libanês, todos na cidade de São Paulo. O magistrado aguarda resposta do HC/SP e do diretor-médico do setor de transplantes do Jackson Memorial Medical para julgar o caso, que está sendo analisado em caráter de urgência dada a gravidade da situação.
Auditor que aguarda preocedimento está sendo tratado em sistema de home care. Foto: 	Roberto Ramos/DP
Auditor que aguarda preocedimento está sendo tratado em sistema de home care. Foto: Roberto Ramos/DP

David Nilo descobriu uma isquemia intestinal em 21 de junho deste ano e, em consequência do quadro, perdeu o intestino delgado e parte do grosso. Desde então, ele se alimenta pela veia (alimentação parenteral), enquanto espera a decisão judicial e as doações. Há uma semana ele está em casa, em home care, acompanhado da esposa Isabella Nilo e da filha de 3 anos.

ONDE DOAR:
Banco do Brasil
Ag 0697-1
Poupança 67.615-2
Variação 51

Caixa Econômica
Ag 2348
Poupança 2096-6
Operação 013

Bradesco
Ag 6327-4
Poupança 1000636-8

Favorecido David Nilo da Silva
CPF: 038.050.844-39

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL