Novidade UPE oferece novo curso: Física de Materiais, com 20 vagas Reitor Pedro Falcão anunciou ainda a realização de um concurso para professor com 110 vagas. O edital será publicado ainda esta semana

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 12/07/2017 11:07 Atualizado em: 12/07/2017 13:47

UPE anuncia mudanças no Processo de Ingresso 2018. Foto: Jaqueline/Maia/DP
UPE anuncia mudanças no Processo de Ingresso 2018. Foto: Jaqueline/Maia/DP


O vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) ganhou novo curso para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 2018. A graduação em Física de Materiais vai ofertar 20 vagas e será o quarto curso ministrado no Capus Benfica. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas a partir do próximo dia 17 e vão até 18 de julho. Serão oferecidas 3.460 vagas divididas entre os 55 cursos dos 11 campi da Universidade. Para concorrer, os candidatos precisam estar cursando 1°, 2° ou 3° ano do ensino médio, ter CPF e RH no próprio nome e um e-mail válido, já que as inscrições serão exclusivamente através pela internet, através do site http://processodeingresso.upe.br.

As provas do SSA para alunos do 3° ano do ensino médio ocorrem pela manhã nos dias 19 e 20 de novembro, já quem cursa 1° e 2° ano fará provas nos dias 3 e 4 de dezembro pela manhã e tarde, respectivamente. Ao todo, metade das vagas serão destinadas a quem concorre pelo SSA e mais 1.730 para aqueles que vão optar por cursos da UPE através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sendo 40% do total destinado ao Sietma de Cotas Sociais. Qualquer candidato pode concorrer pelos dois sistemas de avaliação, tanto o SSA como o Sisu.

Os dois dias de prova do SSA 3 terão 4h e meia de duração. No primeiro dia serão 42 questões divididas entre as disciplinas de Português, Matemática, Língua estrangeira, filosofia além de uma proposta de redação. Já no segundo, a prova terá 58 questões distribuídas entre os conteúdos de Física, Biologia, Química, História, Geografia e Sociologia. Os candidatos do SSA 1 e 2 terão 4h para responder 44 questões de Português, Matemática, Física, Língua estrangeira e filosofia e o mesmo tempo para 46 questões de Biologia, Química, História, Geografia e Sociologia.

"Essa é uma avaliação seriada feita com conteúdo correspondente ao ano que o candidato está cursando seguindo o currículo e o calendário escolar. A UPE está passando a oferecer 55 cursos e a graduação em Física de Materiais vem para atender uma demanda específica do estado de Pernambuco, sobretudo nas indústrias", conta o presidente da comissão de vestibular da UPE, Ernani Martins.

Os estudantes que fazem parte de programas sociais, como Bolsa Família e tiverem o Número de Identificação Social (NIS), podem solicitar isenção da taxa de inscrição, assim como aqueles que estudam em escola pública desde o 6° ano do ensino médio. A solicitação pode ser feita apenas na primeira semana, de 17 a 21 de julho, já que será feita uma análise para verificar se os cadastros estão regularizados, cabendo recurso caso a isenção seja negada.

Outra forma de ingressar na UPE é através do processo de mobilidade estudantil. Até o dia 19 de dezembro a Universidade está recebendo requerimentos para o preencher 1.118 vagas em cursos de graduação em 10 campi da instituição. Podem concorrer estudantes da própria UPE que desejam mudar de curso ou área de conhecimento, portadores de diploma ou estudantes de outras instituições.

As vagas são oferecidas nos campi Santo Amaro, Faculdade de Administração, Escola Politécnica, Caruaru, Mata Norte, Mata Sul, Garanhuns, Petrolina, Arcoverde e Salgueiro. Os interessados devem se inscrever na coordenação setorial de graduação do campus onde pleiteia a vaga, das 8h às 14h, e realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 50,00 na Caixa Econômica ou em lotéricas. O resultado final da mobilidade será divulgado a partir do dia 15 de agosto.

O critério avaliado será aproveitamento de estudos, para alunos internos e a nota do Enem para alunos de outras Universidades. "Estamos realizando uma revisão de todos os projetos pedagógicos, redefinindo os perfis dos cursos e adaptando às necessidades do mercado. A partir de agora, a Mobilidade Acadêmica Estudantil se torna um processo permanente que faremos a cada semestre", conta o pró-reitor de Graduação, Luiz Alberto Ribeiro.

Concurso

O reitor da UPE, Pedro Falcão, anunciou que um novo concurso público para professores foi autorizado e oferecerá 110 vagas. O edital está sendo concluído e será divulgado ainda neste semestre. Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre os cargos que serão preenchidos. Outra seleção já está com as inscrições abertas oferecendo 388 vagas para cargos administrativos.

De acordo com Falcão, a Universidade está fazendo investimentos na estrutura para receber novos alunos e profissionais. Em Arcoverde, os alunos atualmente têm aula em uma escola de referência, e, de acordo com o reitor será inaugurado ainda neste semestre um prédio próprio. A obra da UPE de Serra Talhada deve ser entregue no início do próximo ano. O Campus de Palmares, que funcionava na sede da autarquia municipal, agora está em um prédio alugado. Os laboratórios de odondologia, que funciona em Camaragibe, passaram por reformas e também devem ser entregues neste semestre e em Garanhuns será inaugurado um auditório e mais 16 salas de aula.

"Os estudantes que vão ingressar em 2018 vão encontrar uma Universidade mais bem estruturada, com unidades mais modernas para garantir melhor qualidade de ensino. Já fizemos a distribuição de vagas para esse novo concurso com os diretores e o edital deve ser liberado em 30 dias. 


Confira o calendário:

Inscrições:
SSA: 17/07 a 18/08/2017
Solicitação de isenção (candidatos com NIS): de 17 a 21/07/2017
Taxa: R$ 95

Provas:
SSA 3: 19 e 20 de novembro de 2017 (manhã)
SSA 1: 03 e 04 de dezembro de 2017 (manhã)
SSA 2: 03 e 04 de novembro de 2017 (tarde)



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL