Segurança Polícia usa rastreador para recuperar celulares roubados Delegacias da região metropolitana estão orientadas a como proceder e como fazer para reaver o equipamento

Por: Tatiana Ferreira - Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/07/2017 14:36 Atualizado em: 25/07/2017 14:43

Polícia usa rastreador para recuperar celulares roubados. Foto: Tatiana Ferreira/ DP
Polícia usa rastreador para recuperar celulares roubados. Foto: Tatiana Ferreira/ DP

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) registra por mês uma média de 3 mil furtos e roubos no estado. Desse total, 70% dos itens levados pelos ladrões são smartphones. Para ajudar a combater esse tipo de crime, a Polícia lançou a Operação Celular Seguro. Uma força-tarefa que rastrea, junto às operadoras de celulares, os aparelhos roubados por meio do IMEI - código de identificação do equipamento. Desde março, 80 smartphones já foram recuperados e devolvidos mais de 50. Além da ação, também está sendo divulgado a plataforma Alerta Celular, da Secretaria de Defesa Social (SDS), que permite o cidadão cadastrar seu equipamento por precaução.

Atualmente, 30 mil pessoas estão cadastradas no sistema da SDS. O diretor de Polícia Metropolitana da PCPE, o delegado Joel Venâncio, diz que quanto mais pessoas aderirem ao serviço, mais celulares poderão ser recuperados. O delegado acredita que com a divulgação da plataforma, esse tipo de crime se tornará menos atrativo para os criminosos. Uma vez que será possível indentificar, por meio de receptores que compram o aparelho sem se informar da procedência, os autores dos crimes.

Para intensificar a caça aos celulares roubados e furtados, a Polícia Civil recebeu 500 smartphones e tablets para ajudar no trabalho de verificação dos policiais. Inclusive, agentes de Caruaru, Serra Talhada e Petrolina também estão sendo treinados para esse tipo de atuação. Segundo o especialista criminal da Gerência de Análise Criminal e Estatística (Gace), Major Jonas Moreno, os policiais abordarão suspeitos nas ruas. E esclaresce que não haverá violação da privacidade, uma vez que será solicitado apenas que a pessoa mostre o número do IMEI.

Então, para se prevenir e cadastrar, a pessoa precisa entrar no site da SDS (www.sds.pe.gov.br) e buscar a área "Alerta Celular". Feito isso, é só informar os dados sobre o aparelho e o número do IMEI. Para quem não sabe como encontrar o código, ele está impresso na caixa do produto ou na nota fiscal. Se ainda houver dificuldade, basta discar "*#06#" e o IMEI do celular aparecerá na tela.

Mas para aqueles que não tiveram tempo de cadastrar e foram vítimas de um assalto ou furto, não tem problema. Pode prestar o Boletim de Ocorrência (BO) normalmente e informar o código. O diretor de Polícia Metropolitana da PCPE, o delegado Joel Venâncio, informou ainda que todas as delegacias da Região Metropolitana do Recife (RMR) estão orientadas sobre como proceder situações de roubo e a possibilidade de reaver o pertence continua real.

Prova disso é a história de uma vítima, quem pediu para não ser identificada, que teve dois celulares roubados em fevereiro deste ano e os recebeu de volta em abril. Ela prestou queixa na delegacia do bairro de Boa Viagem, onde o sistema estava atuando de forma piloto, e foi contactada dois meses depois para buscar os aparelhos. "Eu já fui assaltada cinco vezes de 2015 para cá. Eu não tinha esperança nenhuma que recuperaria o aparelho", confessa ao relembrar a surpresa boa. Para ela, o mais importante é que, com a atitude, o índice de roubos e furtos diminuam e, assim, seja mais tranquilo andar pelas ruas, portando um celular.

PARA CADASTRAR NO ALERTA CELULAR

- Entrar no site da SDS (www.sds.pe.gov.br)
- Buscar área "Alerta Celular"
- Informar os dados sobre o aparelho
- Inserir o IMEI

COMO SABER O IMEI


- Discar *#06#
- O número de 28 números aparecerá na tela

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL