Abastecimento Olinda terá maior oferta de água Está prevista para setembro a conclusão da primeira etapa do projeto estadual que poderá acabar com o racionamento no município

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/07/2017 08:34 Atualizado em:

Serão concluídas em setembro as obras da primeira fase do projeto Olinda + Água, que têm o objetivo de acabar com o racionamento no município. O governador Paulo Câmara visitou, na manhã de ontem, o reservatório de Perijucã, que concentra parte das obras realizadas pela Companhia Pernambucana de Saneamento. O prazo para que o serviço seja totalmente finalizado é 2021, porém o presidente da Compesa, Roberto Tavares, ressalta que, já em 2018, os moradores de Olinda poderão sentir os benefícios do projeto.

Juntamente com o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, o governador conferiu o andamento dos trabalhos, que contam com investimento de R$ 134 milhões. Quando estiver concluído, o sistema beneficiará 246 mil olindenses, cerca de 56% da população do município, de acordo com o governo do estado.

“Essa obra é muito importante. É um planejamento que nós temos de melhoria do abastecimento de água em toda a Região Metropolitana do Recife e no estado como um todo”, afirmou Câmara. O governador também destacou a contribuição do município no processo. “É importante enfatizar que obras como essas, que atingem o cotidiano da cidade, precisam de parcerias. E nós estamos tendo todo o apoio da prefeitura para fazer com que essa obra ande a contento”, acrescentou o governador.

O projeto está dividido em três áreas de trabalho. Na primeira serão atendidos os bairros de Rio Doce, Jardim Atlântico, Jardim Fragoso e Casa Caiada, beneficiando cerca de 140 mil pessoas. Como parte dos investimentos, estão sendo construídos cinco reservatórios, cada um com a capacidade de acumular dois milhões de metros cúbicos, além de duas estações de bombeamento para os poços, que visam melhorar a eficiência e o rendimento dos equipamentos.

A Compesa está a cargo de medidas que vão desde estudos para elaboração de projetos à execução de obras como a construção de reservatórios, adutoras e redes de distribuição, e implantação de Setores de Medição e Controle, que contribuem para o controle do abastecimento e a redução das perdas de água.

“Partes de Jardim Atlântico, Casa Caiada e Rio Doce começam a se beneficiar com essas obras que estão sendo construídas aqui no reservatório de Perijucã. Já executamos R$ 30 milhões. Temos mais de 30 mil metros de novas tubulações implantadas. Então, nós vamos ter uma conjunção de nova reservação, que são esses reservatórios que nós estamos multiplicando por seis a capacidade de guardar água. Teremos 12 milhões de litros de água armazenados neste reservatório, para que daqui, a água saia na pressão correta e atenda a esses bairros. Vamos continuar a investir para que Olinda saia dessa condição de racionamento”, explicou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Após a conclusão da primeira fase das obras, serão iniciados serviços da segunda área, que abrange os bairros de Ouro Preto, Jatobá, Bairro Novo, Bultrins e a segunda parte de Jardim Fragoso e Casa Caiada. Após concluída essa etapa, iniciam-se as obras na terceira e última área, atendendo Varadouro, Carmo, Sítio Histórico, Santa Tereza, Amaro Branco, Bonsucesso e Monte. No total, cerca de 15 bairros serão diretamente beneficiados.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL