Perda Morre padre Edwaldo, da paróquia de Casa Forte Religioso estava internado na UTI do Hospital Memorial São José desde o dia 22 de junho

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/07/2017 21:47 Atualizado em: 19/07/2017 23:07

Religioso morreu em decorrência de falência de múltiplos órgãos, informou o hospital. Foto: Paulo Paiva/DP
Religioso morreu em decorrência de falência de múltiplos órgãos, informou o hospital. Foto: Paulo Paiva/DP
O padre Edwaldo Gomes, pároco da Igreja de Casa Forte, morreu na noite desta quarta-feira (19), aos 85 anos, em decorrência de falência de múltiplos órgãos, informou em nota o hospital. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva Coronariana do Hospital Memorial São José desde o dia 22 de junho após sofrer uma parada cardíaca. O velório será na Igreja de Casa Forte, onde haverá uma missa às 15h desta quinta-feira (20). O enterro será no mesmo dia no Cemitério de Santo Amaro, no Recife.

De acordo com o Hospital Memorial São José, onde ele estava internado desde o dia 22 de junho, padre Edwaldo morreu às 21h06. "O paciente deu entrada no Hospital Memorial São José no dia 22 de junho, com parada cardiorrespiratória, sendo levado para a Unidade de Terapia Intensiva", informou a unidade de saúde em nota. 

Religiosos, moradores do bairro de Casa Forte e autoridades lamentaram a morte do padre. O prefeito do Recife, Geraldo Julio, lembrou o trabalho do paroco de Casa Forte em relação aos mais pobres e a importância dele para a cidade. "As pessoas mais pobres das comunidades de sua paróquia, e de todo o Recife, sempre encontraram em padre Edwaldo, além do homem de Deus, um batalhador incansável para que tivessem uma vida mais digna, com um teto para morar, um prato de comida garantido e mais oportunidades. A dor da perda é enorme, mas a vida de padre Edwaldo, seu amor incondicional ao próximo ficam de exemplo para todos nós, assim como as lembranças dos bons momentos", disse o prefeito.

Biografia
Padre José Edwaldo Gomes nasceu em Barra de Guabiraba, Zona da Mata pernambucana, em 8 de setembro de 1931. Vindo de uma família simples e numerosa, com 11 irmãos, contou com a ajuda de algumas pessoas, que possibilitaram sua ida e permanência no Seminário. Aos 13 anos ingressou no Seminário de Olinda, onde realizou quase toda a sua formação para o Ministério Sacerdotal, pois o último ano o fez em Paris, tendo se especializado em Catequese.

Ordenado a padre em dezembro de 1956, Edwaldo Gomes exerceu várias funções na Arquidiocese de Olinda e Recife. O padre desenvolveu um trabalho assistencial por meio da creche beneficente Menino Jesus, da Casa da Criança Marcelo Asfora, e do atendimento a gestantes, e aos mais necessitados. A casa é mantida com doações da festa da Vitória Régia, além de doações de féis da comunidade católica.

Confira a nota enviada pelo Hospital Memorial São José:

É com pesar que comunicamos que o paciente José Edwaldo Gomes, de 85 anos, faleceu às 21:06 h desta quarta-feira, dia 19 de julho de 2017, em decorrência de falência de múltiplos órgãos. O paciente deu entrada no Hospital Memorial São José no dia 22 de junho, com parada cardiorrespiratória, sendo levado para a Unidade de Terapia Intensiva.

Cardiologista Rodrigo Pedrosa
Chefe da UTI Coronariana do Hospital Memorial São José



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL