Balanças Ipem fiscaliza balanças de bagagens no aeroporto do Recife

Publicado em: 28/07/2017 10:27 Atualizado em: 28/07/2017 10:39

Ipem fiscaliza balanças de bagagens no aeroporto do Recife. Foto: Fábio Alves/ CB
Ipem fiscaliza balanças de bagagens no aeroporto do Recife. Foto: Fábio Alves/ CB

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) realiza na manhã desta sexta-feira uma fiscalização nas balanças utilizadas no controle de pesos de bagagens (check-in) do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre.

O foco é a verificação dos instrumentos que foram reprovados pelo órgão durante a fiscalização realizada no dia três deste mês, quando 14 balanças do check-in do terminal foram notificadas e/ou interditadas por apresentarem irregularidades como desregulamento, visor danificado, que dificulta a leitura do peso, e deslocamento da plataforma de pesagem, que pode resultar na pesagem incorreta das malas despachadas.

Outros órgãos de fiscalização do estado de Pernambuco também realizam ações durante esta manhã no aeroporto do Recife, entre eles estarão o Procon e o Ministério Público.

De acordo com o regulamento aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)para o transporte aéreo de passageiros, cada empresa define como será feita a cobrança pela bagagem, por isso, os passageiros devem se informar antes de comprar a passagem.

Com isso, ao chegar no check-in o passageiro deve observar se o visor da balança está zerado antes de posicionar a bagagem e se há o selo de verificação do instrumento com validade de 2017 ou 2018, que atesta que a balança foi verificada.


Segundo o pPresidente do Ipem-PE, Adriano Martins, a verificação é feita anualmente para garantir que os equipamentos estejam funcionando adequadamente em função do novo regulamento da Anac. "A balança pode ser desde reprovada, e nesse caso um mecânico pode fazer os ajustes indicados, até interditada, caso não esteja funcionando corretamente. O instrumento não poderá ser operado antes de passar por um mecânico credenciado que fará a devida manutenção".



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL