Diario de Pernambuco
Busca
Transmissão Infecção por raiva causou morte de empresária, confirma Secretaria municipal de Saúde Cerca de 300 animais foram vacinados contra raiva em uma ação de bloqueio

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/07/2017 10:57 Atualizado em: 03/07/2017 15:10

A causa da morte da empresária Adriana Vicente da Silva, 36 anos, foi confirmada como infecção de raiva humana, de acordo com a Secretaria de Saúde do Recife. Exames de saliva e pele,  comprovam a presença da cepa de morcego da espécie hematófago, ou seja, que se alimenta de sangue, e é um dos animais transmissores do vírus.

Segundo o gerente do Centro de Vigilância Ambiental (CVA), Jurandir Almeida, a transmissão ocorreu quando o gato de rua contaminado pelo vírus mordeu Adriana, que era dona de um pet shop no bairro da Boa Vista. "Provavelmente o gato que transmitiu a doença para a mulher entrou em contato com o morcego. Este foi um caso isolado por se tratar de uma invasão do ciclo silvestre ao ciclo urbano. Já estamos instalando redes, identificando criatórios e as espécieis estão em laboratório", explica.

Os bairros do centro do Recife, próximos da residência e da loja foram vistoriados pelo CVA em um raio de até cinco quilômetros de onde o caso ocorreu, seguindo protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde. "Mapeamos imóveis abandonados, que geralmente têm a presença de morcegos ou animais contactante e visitamos 3 mil lares localizados nesse perímetro vacinando cerca de 300 animais em uma ação de bloqueio", afirmou Almeida.

A empresária morreu no dia 29 de junho após apresentar falência múltipla dos órgãos na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, onde estava internada desde o dia 26. De acordo com o Hospital, os exames foram realizados pelo Instituto Pasteur, em São Paulo e o resultado foi liberado no sábado. No entanto, a equipe médica que acompanhou o caso só teve acesso ao laudo na manhã de hoje. "Foram realizadas técnicas de biologia molecular para a identificação do vírus nas amostras de sangue, líquido encéfalo-raquiano, folículo piloso (pele) e saliva", informou a nota.

"É preciso entrar em contato com o CVA se houver presença de morcegos, principalmente durante o dia e ao perceber sintomas em cães e gatos, como agressividade, isolamento ou andar cabaleante. Vamos continuar com realizando uma ação pós-campanha com postos de vacinação antirrábica ", contou o gerente do CVA. O telefone do Centro de Vigilância Ambiental é 0800.281.15.20 e a ligação é gratuita.


Confira nota do Hospital Oswaldo Cruz:


A diretoria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc/UPE) informa que os exames realizados pelo Instituto Pasteur, de São Paulo, confirmam que a raiva humana é a causa da morte da paciente A.V.S., 36 anos. Ela estava internada no hospital desde a última segunda-feira (26/06) com suspeita da doença, e veio a óbito na quinta-feira (29/06).

Foram realizadas técnicas de biologia molecular para a identificação do vírus nas amostras de sangue, líquido encéfalo-raquiano, folículo piloso (pele) e saliva.

O laudo ficou pronto no sábado (01/07). No entanto, os médicos que cuidaram da paciente só tiveram acesso aos resultados na manhã desta segunda.
 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL