Animais Hospital Veterinário completa um mês de atendimentos e espera Para procedimentos gerais ou emergenciais, a longa espera na fila aflige os donos dos pets

Por: Manuela Cavalcanti - Diario de Pernambuco

Publicado em: 12/07/2017 20:52 Atualizado em: 12/07/2017 21:13

No Hospital Veterinário do Recife, usuários reclamam das filas. Foto: Manuela Cavalcanti/Esp. DP (No Hospital Veterinário do Recife, usuários reclamam das filas. Foto: Manuela Cavalcanti/Esp. DP)
No Hospital Veterinário do Recife, usuários reclamam das filas. Foto: Manuela Cavalcanti/Esp. DP

Em um mês de serviços no Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, a população ainda esbarra em dificuldades de atendimentos. A longa espera encabeça a lista de reclamações dos usuários. Na fila, a preocupação era o que mais definia a estudante Isabely Cavalcanti. Na noite da última terça-feira, seu gatinho foi mordido por um cachorro e teve a visão prejudicada, além de um sangramento interno na retina. "Meu medo é ela ficar cega", desabafou enquanto aguarda há quase três horas. Segundo ela, o animal teve febre e muito sofrimento. Diante da situação, não havia dúvidas, a solução foi automedicar.

Atacada por um cachorro, gata teve um sangramento interno na retina. Foto: Manuela Cavalcanti/Esp. DP (Atacada por um cachorro, gata teve um sangramento interno na retina. Foto: Manuela Cavalcanti/Esp. DP)
Atacada por um cachorro, gata teve um sangramento interno na retina. Foto: Manuela Cavalcanti/Esp. DP
A apreensão não era somente de Isabely. A manicure Analice Silva também precisou de paciência. "Minha cadela estava quase entrando em convulsão. Eles me orientaram a esperar e, se os sintomas se agravassem, pediram que eu segurasse a cabeça dela para que não batesse em nenhum lugar", contou. Outro caso foi o de Juliana Kelen de Santana. "Estou chocada com esta situação. Estou esperando quatro horas para que minha cadela receba uma simples vacinação contra raiva", disparou. Indignada com os acontecimentos, ela adiantou que irá procurar o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon).

Espera para vacinação contra raiva é de mais de 4 horas. Foto: Manuela Cavalcanti/Esp. DP (Espera para vacinação contra raiva é de mais de 4 horas. Foto: Manuela Cavalcanti/Esp. DP)
Espera para vacinação contra raiva é de mais de 4 horas. Foto: Manuela Cavalcanti/Esp. DP
Para a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda), esta não é uma situação comum na unidade. Com uma abertura recente, alguns serviços ainda não foram iniciados. Nos atendimentos, por enquanto, são priorizados os casos emergenciais. "Chega muito atendimento que nem sempre é emergencial. Diarreia e desidratação não são, mas, caso o animal chegue desmaiado, de fato, é emergência e atendemos", comenta o veterinário João Marcelo Figueiredo.

Quando inaugurada, a unidade se comprometeu a realizar 100 procedimentos por dia, incluindos vacinas, totalizando dois mil atendimentos em um mês. Foram disponibilizados três consultórios para atendimentos, além de uma equipe de nove veterinários. De acordo com o balanço divulgado pela Seda, neste primeiro mês, foram registrados 3.190 atendimentos, dos quais 2.648 foram procedimentos gerais, 424 cirurgias e 118 vacinações. Apenas nesta quarta-feira, foram 110 animais atendidos no local. O número é muito maior do que o esperado. 

O Hospital Veterinário do Recife passará a oferecer, até o fim do ano, exames laboratoriais e de ultrassom, além de atendimentos especializados, como cirurgias ortopédicas e oncológicas. Segundo a Seda, ainda este mês será aberto um processo seletivo para novos veterinários. O plano é contratar mais 15 profissionais da área. 


HOSPITAL VETERINÁRIO
O HVR é a primeira unidade de saúde veterinária do Norte/Nordeste com atendimento clínico e emergencial para cães e gatos dos moradores do Recife. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para agendamentos, basta ligar para os números 3355-9415 ou 3355-8179. No caso de castração, são disponibilizadas 50 vagas por dia. Para marcar, é só entrar em contato através do número 3355-8639 ou 3355-9413. 

DENUNCIE MAUS-TRATOS
No caso de maus-tratos animais, a população ou os donos de pet podem entrar em contato com a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais. O órgão disponibiliza uma equipe para tratar das denúncias e averiguar as informações. O telefone é 3355-8371.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL