EPIDEMIA Combate ao Aedes aegypti vai tornar macho estéril e soltá-lo no ambiente Lançamento do reforço será nesta quinta-feira

Publicado em: 12/07/2017 19:12 Atualizado em: 12/07/2017 21:26

A luta travada contra o Aedes aegypti terá um reforço modificado geneticamente a partir desta quinta-feira. O prefeito Geraldo Julio e o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, vão lançar um projeto piloto pioneiro no país, em parceria com a Biofábrica Moscamed, que consiste em tornar o mosquito macho estéril em laboratório e soltá-lo no ambiente. O lançamento oficial dos trabalhos será no Auditório Capiba, no edifício-sede da Prefeitura do Recife, às 14h. Na ocasião, estarão presentes também o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica, Aldo Malavasi, e o diretor presidente da Biofábrica Moscamed, Jair Virgínio. O Aedes aegypti é transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

A alteração vai atingir diretamente a capacidade de fecundidade e fertilidade dos insetos, levando à baixa reprodução e resultando na diminuição da populaçã. Durante o encontro, nesta quinta, será realizada a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura da Cidade do Recife, por meio da Secretaria de Saúde e a Moscamed Brasil, em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica, com recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), do Ministério da Saúde, no valor de R$ 3,1 milhões, que possibilitará o projeto.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL