Diario de Pernambuco
Busca
Patrimônio Com 170 anos, Matriz de São José é tombada pelo governo estadual O responsável por dar entrada na petição, em 2010, foi o padre José Augusto Esteves, pároco da igreja há 48 anos

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/07/2017 16:19 Atualizado em: 27/07/2017 16:50

Foto: Alcione Ferreira/Arquivo DP.
Foto: Alcione Ferreira/Arquivo DP.
O Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado de Pernambuco aprovou, na manhã desta quinta-feira (27), o tombamento da Igreja Matriz de São José, localizada no bairro central do Recife. O responsável por dar entrada na petição, em 2010, foi o padre José Augusto Esteves, pároco da igreja há 48 anos.

Esta não foi a primeira tentativa do padre para conseguir recursos que permitissem obras emergenciais na paróquia - que apresenta problemas estruturais, como o desabamento de seu telhado, em 2013, suspendendo a celebração de missas na matriz desde então.

Diante do atual estado da igreja, a notícia vem a calhar. Para o frei Luís de França Fernandes, parecerista do relatório, "o tombamento, depois que for publicado no Diário Oficial, abre a possibilidade legal para que o proprietário possa requerer, através do órgão patrimonial, a preservação e restauração do edifício". Ainda segundo o frei, a matriz merece o título pois é a padroeira do bairro de São José. "Uma igreja antiga que se diferencia das demais edificações do bairro por sua arquitetura classicista imperial".

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL