Chuvas Barreira e muro de arrimo deslizam no Recife Vinte e dois mil moradores de áreas consideradas de risco, em morros e alagados, receberam o alerta para deixarem suas casas e procurarem local seguro

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/07/2017 09:15 Atualizado em: 21/07/2017 09:49

A Avenida Doutor José Rufino, na Estância, ficou alagada esta manhã. Foto: Ivan Dantas/ Cortesia
A Avenida Doutor José Rufino, na Estância, ficou alagada esta manhã. Foto: Ivan Dantas/ Cortesia

As fortes chuvas que atingiram o Recife na madrugada desta sexta-feira causaram dois deslizamentos em áreas de morro. Uma barreira deslizou no Córredo da Bica, em Nova Descoberta, Zona Norte da cidade. O deslocamento de terra não atingiu nenhum imóvel. O outro caso foi na Zona Sul. Um muro de arrimo deslizou na Rua Gastão Vidigal, na UR-7, na Várzea, atingindo três veículos. Em ambos os casos, ninguém ficou ferido.

De acordo com balanço divulgado esta manhã pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Codecir), o órgão recebeu 42 chamaados durante a madrugada. Por volta das 19h desta quinta-feira, a secretaria emitiu um alerta para os 22 mil moradores de áreas consideradas de risco, em morros e alagados, deixarem suas casas e procurarem local seguro. A medida foi tomada depois que a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu aviso hidrometeorológico de chuvas com intensidade moderada a forte.

Segundo a Codecir, nenhuma família procurou os abrigos disponibilizados pela prefeitura, preferindo se abrigar em casas de familiares. No Recife, a população pode entrar em contato com a Codecir pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24 horas.

Árvore caiu na Rua Manoel de Carvalho, por trás da sede do Náutico, no bairro dos Aflitos. Foto: Reprodução/ WhatsApp
Árvore caiu na Rua Manoel de Carvalho, por trás da sede do Náutico, no bairro dos Aflitos. Foto: Reprodução/ WhatsApp

Esta manhã, uma árvore caiu na Rua Manoel de Carvalho, por trás da sede do Náutico, no bairro dos Aflitos. Uma faixa da via foi interditada. Nas últimas 24 horas, o Recife somou 90,33 mm de chuvas. Até o momento, a Zona da Mata Sul e a Região Metropolitana do Recife (RMR) foram as regiões mais atingidas por fortes chuvas desde o final da tarde desta quinta-feira. 

Ipojuca, na RMR, registrou o maior acumulado de precipitações nas últimas 24 horas: 205,49 mm; seguida pelo Cabo de Santo Agostinho, também no Grande Recife, com 188,90 mm. Nestas cidades, o acúmulo é equivalente ao esperado para 20 dias no mês de julho. Escada, na Mata Sul, somou 179,69 mm; Ribeirão 159,64 mm; Sirinnahém 148,91 mm; Rio Formoso teve 144,94 mm; Gameleira 140,01 mm; Jaboatão dos Guararapes na RMR, 133,48 mm e Barreiros, 93,34 mm. Paulista teve 56,12 mm e Olinda 50,42 mm.

Diversas vias ficaram alagadas e a Defesa Civil do estado foi acionada para as cidades de Ribeirão e Gameleira, na Mata Sul. Em Ribeirão, uma das cidades em situação de emergência decretada pelo governo do estado, duas barreiras deslizaram e atingiram pelo menos três casas no conjunto Bela Vista I. Não há informações sobre feridos. A água voltou a invadir algumas casas que haviam sido atingidas pelas enchentes em maio. Em Gameleira, ruas ficaram alagadas e moradores também decidiram deixar as casas, com medo das enchentes.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram registrados  acidentes na BR- 232 motivados pela pista molhada. Uma caminhonete saiu da pista e atingiu um poste no quilômetro 27, em Moreno. Houve um capotamento no quilômetro 17, em Jaboatão ds Guararapes. Ninguém ficou ferido. Por volta das 16h desta quinta-feira, um veículo derrapou com a pista molhada e atropelou um idoso de 63 anos que estava na parada de ônibus. O idoso morreu no local.

Ontem à noite, pedras deslizaram da Serra das Russas e fecharam parcialmente a faixa da esquerda da BR-232, na altura do quilômetro 67, em Gravatá, no sentido Recife e pouco depois, também no sentido interior. O trânsito ficou fechado das 21h às 2h30. Por volta das 21h aconteceu um acidente no local, no sentido interior, mas ninguém se feriu.

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL