Parque da Jaqueira Ação alerta para cuidados com o desaparecimento de crianças

Publicado em: 21/07/2017 08:36 Atualizado em: 21/07/2017 08:59

Cadastro dos desaparecidos está no site da Polícia Civil. Foto: Arte/ DP
Cadastro dos desaparecidos está no site da Polícia Civil. Foto: Arte/ DP

A Prefeitura do Recife, o governo do estado e a Polícia Rodoviária Federal realizam hoje uma ação de prevenção ao desaparecimento e o tráfico de crianças. A atividade acontecerá no Parque da Jaqueira, às 9h. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife vai distribuir pulseiras de identificação para crianças que estiverem no parque.

De acordo com dados da Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), cerca de mil crianças desaparecem por ano em Pernambuco, sendo 250 delas na capital pernambucana. Os representantes da Prefeitura do Recife também vão dialogar com os pais sobre dicas de prevenção ao desaparecimento de crianças e distribuirão folders da campanha de combate às violações de direitos da crianças e adolescentes "Respeitar, Proteger e Garantir", da Frente Nacional dos Prefeitos, da qual a Prefeitura do Recife faz parte. Já a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SDS-PE) vai lançar, em Pernambuco, a campanha Coração Azul contra o tráfico de pessoas.

De acordo com o delegado Darlson Macedo, gestor do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), dos cerca de 1.100 casos de desaparecimento de menores registrados por ano no estado, de 85% a 90% têm como desfecho a localização.

Os números foram divulgados no dia 25 de maio em uma ação para lembrar o Dia Internacional das Crianças Desparecidas na Praia de Boa Viagem. Juntos, DPCA e Corpo de Bombeiros promoveram uma programação para alertar e sensibilizar a população quanto aos casos em aberto registrados no estado.

"A cartilha orienta os pais ou responsáveis sobre como agir para não perder suas crianças e adolescentes. Esse material será distribuído também em locais de grande circulação como estações de metrô e também nas escolas. Ela também oreinta o que fazer em caso de desaparecimento. O procedimeto é imediatamente procurar a delegacia para que a polícia possa adotar as primeiras povidências. A chamada Lei da Busca Imediata estalebele que as delegacias devem registrar de imediato o desaparecimento. O Boletim de Ocorrência (BO) pode ser registrado em qualquer delegacia, principalmente a mais próxima do local onde a pessoa foi vista pela última vez ou a mais perto de casa", explica o delegado.

Segundo ele, as principais causas de desaparecimentos são fuga, conflito familiar, exploração sexual e envolvimento com drogas. Outros casos frequentes são os de crianças que se perdem em locais de grande aglomeração. "Só uma familia que teve uma criança ou adolescente desaparecido sabe o que é. A família fica esfacelada. Estamos aqui divulgando essas imagens para encontrar essas crianças. Mas todo o cadastro dos desaparecidos está no site da Polícia Civil. 





MAIS NOTÍCIAS DO CANAL