CTTU Semáforo é desligado no Túnel do Pina Um mês após instalar equipamentos, CTTU opta pelo seu desligamento e estuda outras alternativas

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/06/2017 07:45 Atualizado em: 20/06/2017 08:37

Semáforo é desligado no Túnel do Pina. Foto: Peu Ricardo/ DP
Semáforo é desligado no Túnel do Pina. Foto: Peu Ricardo/ DP
Há pouco mais de um mês, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife instalou semáforos na descida do Túnel Josué de Castro, também conhecido como Túnel do Pina. A ideia era evitar que motoristas cometessem barbeiragem na subida do túnel, enquanto aguardavam o sinal verde. Da descida do túnel até o cruzamento com a Avenida Antônio de Góes, seria uma viagem só com o semáforo aberto. O que os técnicos não previam era a quantidade de carros. A ideia só funciona com um fluxo menos intenso. Ontem, a CTTU decidiu desligar os semáforos na descida para fazer uma nova avaliação.

As contagens volumétricas realizadas comprovaram em um mês um aumento de 23% na quantidade de carros que passam no tempo verde. Com isso, o número de veículos por hora/pico aumentou de 5 mil para 6,1 mil veículos. Mesmo assim, o órgão resolveu desativar o sinal. De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o desligamento do equipamento foi uma decisão técnica. “Nós estamos trabalhando naquele local já no limite e estamos avaliando várias alternativas para evitar retenções na Via Mangue”, revelou Taciana.

O tempo gasto para cumprir o trajeto de 2,3 quilômetros, entre o radar e o ponto de saída do túnel, na Avenida Antônio de Góes, com os semáforos abertos era de apenas três minutos. Mas para quem ficava no fim da fila, teria que esperar o sinal abrir e fechar mais de uma vez. A alternativa resultou em várias críticas da população.

Uma das insatisfações é por causa do semáforo no cruzamento que antecede a entrada do túnel. A proximidade dos dois equipamentos, separados por 140 metros de distância, acaba trazendo mais transtornos quando o primeiro abre e o segundo se mantém fechado. O resultado é o fechamento do cruzamento. Até chegarem à saída do túnel, os últimos carros acabam tendo que ficar na ladeira novamente e com o sinal fechado, como era antes.

A mudança de programação no tempo dos equipamentos estava sendo feita apenas nos sinais localizados no túnel para coincidir com a abertura do semáforo da Antônio de Góes. Já o sinal que fica antes do túnel só é acionado pelo pedestre. “Estamos avaliando outas alternativas. Com o equipamento desligado vamos verificar se o trânsito flui melhor ou não”, ressaltou a presidente da CTTU.

MUDANÇAS
Em janeiro deste ano, a autarquia fez a primeira modificação no túnel para melhorar o fluxo. O equipamento funcionava com dois sentidos e passou a ter sentido único da Zona/Sul para o Centro para melhorar a fluidez do tráfego. O trânsito melhorou, mas ainda não o suficiente para evitar retenções na Via Mangue.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL