Diario de Pernambuco
Busca
CATOLICISMO Papa Francisco cita documentos de dom Hélder Câmara na celebração dos 50 anos da Renovação Carismática Católica Texto do arcebispo emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife ressalta que a RCC está a serviço do homem e que a isso se somam o louvor e o batismo no Espírito Santo

Por: Alice de Souza - Diario de Pernambuco

Publicado em: 04/06/2017 20:58 Atualizado em: 04/06/2017 21:39

A Renovação Carismática Católica nasce ecumênica. É uma corrente de graça", disse o papa Francisco - Foto: Alice de Souza (A Renovação Carismática Católica nasce ecumênica. É uma corrente de graça", disse o papa Francisco - Foto: Alice de Souza)
A Renovação Carismática Católica nasce ecumênica. É uma corrente de graça", disse o papa Francisco - Foto: Alice de Souza
Se a Renovação Carismática Católica já chegou a ser considerada um movimento contrário aos preceitos da Igreja Católica e rechaçada pelos setores conservadores da instituição religiosa, o Jubileu de Ouro deixou essas memórias no passado. As celebrações de 50 anos da RCC, realizadas da última quinta-feira até ontem, em Roma e no Vaticano, foram a consolidação do movimento. Cerca de 300 mil pessoas de 128 países participaram das comemorações e viram o próprio papa Francisco, que no passado já chegou a tecer críticas à RCC, reconhecer o uso da alegria e das comunicações como instrumento de evangelização.

Diante de milhares de pessoas no Circo Máximo, o Santo Padre ressaltou que o anúncio cristão é sempre alegre. “Não se pode fechar o Espírito Santo numa gaiola. Pode ser que esse modo de orar não seja apreciado por alguns, mas é certo que se insere plenamente na tradição bíblica. Estamos celebrando a obra do Espírito Santo na Igreja. A Renovação Carismática Católica nasce ecumênica. É uma corrente de graça. Muitas obras humanas nascem inspiradas pelo Espírito Santo”, afirmou.

Segundo o papa, os 50 anos também são uma oportunidade de reflexão, para fortalecimento do caminho em busca da paz mundial e da unidade. Francisco citou pensadores luteranos e, durante a vigília, esteve acompanhado de representantes de outras religiões. “É a metade da vida, as rugas começam a ficar mais profundas. É o momento de parar e refletir, de ir adiante com mais força, deixando para trás o pó do vento acumulado”, acrescentou. Ainda durante a Vigília, o papa chegou a citar documentos escritos por dom Hélder Câmara, no qual está ressaltado que a RCC está a serviço do homem e que a isso se somam o louvor e o batismo no Espírito Santo. Ontem, o Santo Padre participou de missa de pentecostes, na Praça de São Pedro, que também marcou o encerramento das comemorações do Jubileu de Ouro. Além de voltar a falar da paz mundial e citar o atentado em Londres, reverenciou os carismáticos presentes.

Para o fundador da Obra de Maria e presidente da Fraternidade Internacional das Novas Comunidades de Vida e Aliança de Direito Pontifício (Frater), Gilberto Barbosa, o Jubileu marcará também um novo momento para a RCC. “Como missão, a sensação é de que é apenas o começo. As portas se abriram mais. Hoje o Vaticano, os cardeais e bispos, sabe que o papa aprecia a renovação, então há uma simpatia maior. O discurso é de acolhida. E o próprio papa quer unificar os escritórios das comunidades novas e dos grupos de oração”, afirmou. A população estimada de carismáticos em todo o mundo representa 11% do total de católicos. No Brasil, são 3,8 milhões de pessoas.

Brasileiros no Jubileu

"É uma emoção muito grande, que a gente nunca teve na vida e nunca sentiu", disse Celso Viccari - Foto: Alice de Souza ("É uma emoção muito grande, que a gente nunca teve na vida e nunca sentiu", disse Celso Viccari - Foto: Alice de Souza)
"É uma emoção muito grande, que a gente nunca teve na vida e nunca sentiu", disse Celso Viccari - Foto: Alice de Souza
Dois anos pagando a viagem. Uma preparação espiritual e também financeira para estar no Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica, na Itália. Em 76 anos de vida, o agricultor aposentado Celso Viccari, 76 anos, nunca havia saído do Brasil. A celebração católica foi a primeira delas. “É uma emoção muito grande, que a gente nunca teve na vida e nunca sentiu. Estar no meio de tanta gente, de tantos países. É o cristianismo unido em uma só missão”, contou. Visivelmente emocionado, Celso carregava orgulhoso uma bandeira do Brasil nas mãos e o brasão da cidade onde vive, Casca, no Rio Grande do Sul, nas costas. Ele veio com a esposa e amigos, em um grupo de 86 pessoas. A peregrinação deles terminará em Pernambuco, na cidade de Ferreiros, onde nasceu o pároco da igreja que frequentam.

Os amigos Tony Souza, Luís Matheus e Thiago Matias chegaram cedo ao Circo Máximo para chegar o mais de perto possível do papa Francisco com uma bandeira do Sport - Foto: Alice de Souza (Os amigos Tony Souza, Luís Matheus e Thiago Matias chegaram cedo ao Circo Máximo para chegar o mais de perto possível do papa Francisco com uma bandeira do Sport - Foto: Alice de Souza)
Os amigos Tony Souza, Luís Matheus e Thiago Matias chegaram cedo ao Circo Máximo para chegar o mais de perto possível do papa Francisco com uma bandeira do Sport - Foto: Alice de Souza
Na celebração da renovação, vale misturar futebol e religião. Pelo menos para os amigos Tony Souza, 30 anos, Luís Matheus, 21, e Thiago Matias, 21. Os pernambucanos chegaram cedo ao Circo Máximo, para pegar lugar na primeira fila e acompanhar o mais de perto possível a vigília com o papa Francisco. Com eles, trouxeram uma bandeira do Sport Clube Recife, que ficou em destaque com as de vários países do mundo, reunidos no mesmo espaço. “É para que o time também seja abençoado”, brincaram. Apesar da brincadeira, o compromisso deles com a fé é sério. Dois dos três amigos coordenam, inclusive, o ministério da juventude da RCC para a Arquidiocese
de Olinda e Recife. “A gente veio mesmo sem dinheiro. Ainda estamos pagando, dividimos em 10 vezes e ainda faltam seis. Quem conhece a renovação sabe que ela é valiosa. Comemorar o Jubileu é uma graça”, explicou Luís Matheus.

"Passei a conhecer mais a bíblia", comentou capixaba Adelaide Rosa - Foto: Alice de Souza ("Passei a conhecer mais a bíblia", comentou capixaba Adelaide Rosa - Foto: Alice de Souza)
"Passei a conhecer mais a bíblia", comentou capixaba Adelaide Rosa - Foto: Alice de Souza
O Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica (RCC) foi uma oportunidade de comemorar de forma diferente os 70 anos para a aposentada capixaba Adelaide Rosa. A família queria fazer uma festa, assim com o ocorreu na comemoração dos 60 anos, mas ela decidiu viajar com duas amigas e escolheu a celebração católica como destino. “Sou bem católica, frequento os grupos de oração da renovação há 40 anos. Eles me trazem tranquilidade, passei a conhecer mais a bíblia”, comentou ela, enquanto esperava com paciência e animação a fila para entrar na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL