Motos Detran prensa mais de 1.700 cinquentinhas apreendidas

Publicado em: 15/06/2017 08:15 Atualizado em: 15/06/2017 14:15

Detrans prensa mais de 1.700 cinquentinhas apreendidas . Foto: Detran/ Divulgação
Detrans prensa mais de 1.700 cinquentinhas apreendidas . Foto: Detran/ Divulgação
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) realiza nesta quinta-feira a prensagem de 1.786 ciclomotores abaixo de 50 cilindradas, conhecidas como cinquentinhas, apreendidas pela Diretoria de Engenharia e Fiscalização de Trânsito, por meio das Operações Rota de Fuga e Trânsito Seguro, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

De acordo com o órgão, são veículos inservíveis que estão no depósito da autarquia, tendo seus proprietários sido notificados e não comparecido para regularização. Agora, passado o prazo legal, todas serão prensadas, seguindo as normas de descontaminação e descartes da legislação. De acordo com o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o veículo apreendido e não reclamado pelo seu proprietário no prazo de 60 dias serão levados a leilão. Caso não seja adquirido em duas tentativas, virarão sucatas e serão vendidas dessa forma.

Segundo Diretor Presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, estão sendo tomados  todos os cuidados para que não exista nenhuma agressão ao meio ambiente. Ribeiro lembrou ainda que, o valor arrecadado irá para a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Órgão com o objetivo de desenvolver ações educativas e, consequentemente, prevenir acidentes. O pricesso será realizado com apoio da Gerdau, maior recicladora de sucata ferrosa da América Latina.

Balanço - Há seis meses o Detran adotou novas regras para o emplacamento dos ciclomotores abaixo de 50 cilindradas, depois iniciou a regularização dos condutores, exigindo a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Atualmente a frota de  cinquentinhas licenciadas é de 37.252 veículos. Desde novembro, 3.185
foram apreendidas, 1.786 serão prensadas, 1.333 foram retiradas por seus proprietários e 66 foram leiloadas.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL