Esta tarde Em assembleia, rodoviários decidem se param nesta sexta e avaliam negociação

Publicado em: 29/06/2017 08:19 Atualizado em: 29/06/2017 11:15

Motoristas e cobradores de ônibus se reúnem em assembleia geral na tarde desta quinta-feira. No encontro, marcado para as 15h na sede do sindicato, no bairro de Santo Amaro, no Recife, a classe vai decidir ainda se adere à greve nacional desta sexta-feira. A paralisação acontece em todo o país pelas eleições diretas e contra as reformas trabalhista e da previdência.

Na assembleia, os trabalhadores também vão avaliar o resultado da terceira rodada de negociação da campanha salarial da categoria, realizada na tarde desta quarta-feira na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco, na Avenida Agamenon Magalhães. Os trabalhadores pedem um reajuste de 14% no piso salarial, de 38% no valor do tíquete alimentação, 50% de participação das empresas no pagamento do plano de saúde e permanência dos cobradores, que vêm sendo desligados dos postos de trabalho, diante da utilização exclusiva no cartão VEM Metropolitano em algumas linhas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, Benilson Custódio, a classe tem outros itens da pauta de reivindicações que serão debatidos, como o abono do dia de trabalho de motorista e cobrador em caso de assaltos. "A dupla fica emocionalmente abalada e muitas vezes continua no serviço", alega o presidente. A classe pede ainda que as empresas paguem o exame toxicológico de R$ 295, que os motoristas precisam fazer, de cinco em cinco anos, para renovar a carteira de habilitação nas categorias D e E e ainda o adicional de 20% para os condutores que utilizam veículos alongados, como os ônibus articulados ou BRTs.  A categoria é formada por mais de 12 mil trabalhadores do estado, e cerca de quatri mil filiados ao sindicato.

Greve geral - As centrais sindicais de Pernambuco esperam para esta sexta-feira uma adesão à greve geral similar à percebida na última paralisação nacional, realizada no dia 28 de abril. Diversas categorias já anunciaram adesão ao movimento em Pernambuco: metroviários, aeroviários, policiais civis, bancários, metalúrgicos, trabalhadores dos Correios, servidores em educação e saíde nas esferas municipal, estadual e federal. A agenda de mobilização no Recife vai ser marcada por um grande ato cultural na Praça do Derby, animado por música, em um clima de arraial junino. Em seguida, os manifestantes seguirão em passeata até o centro da cidade.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL